Início Indústria Aeronáutica Boeing 737 MAX 10 está pronto e pode decolar pela primeira vez...

Boeing 737 MAX 10 está pronto e pode decolar pela primeira vez ainda nessa semana

Pronto há mais de um ano, o primeiro protótipo do Boeing 737 MAX 10 agora se aproxima do seu voo inaugural. No final de maio, o modelo já havia realizado testes de taxiamento e, recentemente, fez uma inspeção de motor, passos que antecedem o voo número um. Esse protótipo está registrado sob a matrícula N27751 e encontra-se na sede da Boeing em Renton.

Nessa semana, o fotógrafo Woody’s Aeroimages compartilhou em seu Twitter (abaixo) uma imagem que mostra o jato já pronto para a primeira decolagem. Segundo informações obtidas por ele, a decolagem pode ocorrer ainda nessa semana.

A brasileira GOL tem uma encomenda de cerca de 30 aeronaves do modelo, enquanto que a americana United será a maior operadora – por enquanto – com 100 na fila de espera. Os MAX 10 devem começar a chegar para a GOL em 2024.

Algumas características

O 737 MAX 10 é a maior aeronave da família MAX. Ele é equipado com os mais recentes motores CFM International LEAP-1B, conta com “winglets” de tecnologia avançada e um novo sistema de trem de pouso. Por dentro, será equipado com o Boeing Sky Interior e outros recursos projetados para oferecer a melhor experiência de voo possível.

Com 43,8 metros de comprimento, o MAX 10 é pouco mais de quatro metros maior do que o MAX 8, que tem 39,52 metros. Todas as aeronaves da família MAX têm a mesma envergadura – 35,56 metros.

Sua capacidade é a maior da família, para até 230 passageiros, dependendo da configuração da cabine, embora seu alcance seja o menor dentre os quatro modelos do MAX, podendo voar até 6.110 quilômetros. Em comparação, o MAX 7, que é menor e mais leve, pode voar até 7.130 quilômetros.

Sair da versão mobile