Boeing 737 MAX aborta decolagem no Caribe sob olhar atento de um flamenguista

Um caso inusitado ocorreu no Caribe, quando um Boeing 737 MAX da American Airlines “fritou o pneus”, literalmente, durante uma decolagem abortada. Enquanto isso, um flamenguista observava tranquilamente.

O vídeo foi gravado no Aeroporto de Argyle, principal terminal de São Vicente e Granadinas, um pequeno país insular no Caribe. Nele é possível ver um Boeing 737 MAX 8 da American Airlines acelerar até quase chegar na velocidade de decisão, mas acaba abortando a decolagem. Segundo informações e imagens, a abortagem teria sido causada pela colisão com pássaros.

A ação de abortar a decolagem é prevista na aviação e perfeitamente segura, sendo os pilotos preparados para tal decisão. Para que o procedimento seja seguro, o piloto deve respeitar os limites de velocidade, calculados antes do voo, baseados nas condições do dia, aeronave, peso e pista. Essa velocidade, chamada de V1 ou Velocidade de Decisão.

Não se sabe exatamente, ainda, qual era a velocidade do 737 MAX no momento da abortagem, no entanto, por ele ter parado nos limites da pista, assume-se, por enquanto, que ele estava abaixo da V1. De qualquer forma, é possível ver quando sai fumaça dos pneus, também algo normal durante uma frenagem brusca.

CEREJA DO BOLO – O mais curioso em tudo isso é o fato de haver um homem, do lado da pista, observando a decolagem e vestindo a camisa do Flamengo, mesmo o país não tendo voos diretos com o Brasil, além de relativamente desconhecido entre a maioria dos brasileiros. Sinal que o futebol brasileiro é paixão mundial.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias