Início Empresas Aéreas

Boeing 737 MAX aborta decolagem no Caribe sob olhar atento de um flamenguista

Um caso inusitado ocorreu no Caribe, quando um Boeing 737 MAX da American Airlines “fritou o pneus”, literalmente, durante uma decolagem abortada. Enquanto isso, um flamenguista observava tranquilamente.

O vídeo foi gravado no Aeroporto de Argyle, principal terminal de São Vicente e Granadinas, um pequeno país insular no Caribe. Nele é possível ver um Boeing 737 MAX 8 da American Airlines acelerar até quase chegar na velocidade de decisão, mas acaba abortando a decolagem. Segundo informações e imagens, a abortagem teria sido causada pela colisão com pássaros.

A ação de abortar a decolagem é prevista na aviação e perfeitamente segura, sendo os pilotos preparados para tal decisão. Para que o procedimento seja seguro, o piloto deve respeitar os limites de velocidade, calculados antes do voo, baseados nas condições do dia, aeronave, peso e pista. Essa velocidade, chamada de V1 ou Velocidade de Decisão.

Não se sabe exatamente, ainda, qual era a velocidade do 737 MAX no momento da abortagem, no entanto, por ele ter parado nos limites da pista, assume-se, por enquanto, que ele estava abaixo da V1. De qualquer forma, é possível ver quando sai fumaça dos pneus, também algo normal durante uma frenagem brusca.

CEREJA DO BOLO – O mais curioso em tudo isso é o fato de haver um homem, do lado da pista, observando a decolagem e vestindo a camisa do Flamengo, mesmo o país não tendo voos diretos com o Brasil, além de relativamente desconhecido entre a maioria dos brasileiros. Sinal que o futebol brasileiro é paixão mundial.

Sair da versão mobile