Início Acidentes e Incidentes Boeing 737 MAX tem problemas com controles durante voo de entrega e...

Boeing 737 MAX tem problemas com controles durante voo de entrega e pousa em emergência

Os pilotos de um novíssimo jato Boeing 737 MAX acabaram tendo que fazer um pouso em emergência após decolarem em seu voo de entrega e detectarem problemas com controles de voo.

Foto de Anna Zvereva, CC

O voo ocorreu na quinta-feira (14) e aquela deveria ser a entrega do 737 MAX 8 de matrícula OO-TMZ, para a TUI Airlines, da Bélgica, num voo de Seattle para Bruxelas. A aeronave tinha decolado do Boeing Field e estava subindo para a altitude de cruzeiro quando, a 11 mil pés (3.350 m), a tripulação pediu para que o controle de tráfego aéreo autorizasse a parada da subida em 15 mil pés.

No entanto, quando ultrapassaram 12 mil pés de altitude, a tripulação declarou emergência com o código “PAN PAN”, e informou que estava com problemas com os controles de voo, vindo a pedir que o controlador lhes desse uma faixa de altitude, e não mais um nível de voo específico, segundo reporta o The Aviation Herald.

O controle então liberou o voo para ficar entre 11 mil e 15 mil pés. Durante 15 minutos os pilotos trabalharam para resolver o problema, e diversas variações de altitude foram registradas pelo aplicativo de rastreamento de voos RadarBox.

Após uma solução parcial do problema, os pilotos pediram para retornar para Boeing Field, informando que poderiam variar 1.000 pés para mais ou para menos da altitude designada, devido aos problemas enfrentados.

A aeronave pousou em segurança e passou por uma revisão, vindo a decolar horas depois, já na sexta-feira (15), para sua entrega. Esse voo ocorreu normalmente.

Esta é a primeira vez que um problema relacionado ao controles de voo com o Boeing 737 MAX é registrado após a sua re-certificação, que ocorreu em novembro do ano passado, após um ano e meio com as aeronaves paradas pelas consequências dos acidentes de 2018 e 2019:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile