Boeing 737 faz pouso desestabilizado na Indonésia e bate com a asa no chão

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Boeing 737

Um Boeing 737 se envolveu em um incidente na Indonésia, após fazer uma aproximação totalmente desestabilizada, que resultou no impacto de sua asa contra o chão.

O jato envolvido no grave incidente é um 737-300F cargueiro de matrícula PK-YSZ, da empresa aérea Trigana Air Service, da Indonésia. O avião decolou de Jayapura-Sentani e fez um voo curto para Wamena, na mesma ilha de Papua na Indonésia.

Ao aproximar em Wamena, local que estava com meteorologia adversa, o avião fez uma aproximação notadamente desestabilizada e alta para com relação à pista, além de uma velocidade aparentemente fora do padrão.

No vídeo acima é possível ver como a aeronave veio desestabilizada para pouso, mas a filmagem não mostra a hora que o Boeing encosta no chão. Já outro vídeo (abaixo) mostra o dano causado na asa do avião, mais especificamente na ponta da asa esquerda e na carenagem que cobre as estruturas que movem os flapes.

Aproximações desestabilizadas têm aumentado durante a Pandemia do Coronavírus, o que pode estar relacionado a menos prática e psicológico afetado dos pilotos. Um estudo da IATA acendeu o alerta sobre o tema:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias