Boeing 737 que era da Transbrasil volta ao país 26 anos depois

Um dos aviões mais clássicos da aviação nacional, o Boeing 737-300, tem mais uma unidade no Brasil, mas com dono ainda desconhecido formalmente.

Este Boeing 737-300 da foto acima pousou hoje no Aeroporto Internacional de Curitiba, em São José dos Pinhais. Todo branco e configurado para o transporte apenas de cargas, seu novo dono ainda é desconhecido, embora fontes citem que a empresa responsável por seu voo ao Brasil foi a Sideral Linhas Aéreas.

No registro, feito pelos colegas do CWB Spotter, é possível ver a matrícula maltesa 9H-AUL. Ao consultar o portal PlaneSpotters é possível verificar que a aeronave tem um grande histórico. Ela foi fabricada em 1987 para a Canadian Airlines International, que acabou não recebendo a aeronave, que acabou na Transbrasil.

Na companhia brasileira, voou por oito anos como PT-TEC, como mostra a foto abaixo, de autoria de Marcelo Magalhães (incorporada do Flickr).

TBA_B733_PT-TEC_BSB_Exavia_1200

O jato ficou na Transbrasil até 1995, quando foi para a Europa, tendo passado por várias empresas da Geórgia, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, até ser convertida para cargueiro em 2005 e ido para a americana Kitty Hawk Air Cargo.

Depois disso, voltou para a Europa em 2008 e foi passando de mão em mão por pequenas aéreas cargueiras, sendo a última dona a Maleth-Aero de Malta, especializada em venda, compra e aluguel de aeronaves, mas que também mantém voos charters de passageiros e carga – essa empresa, inclusive, tem um grande jato A340-600 operando somente com cargas, algo único no mundo.

O jato ficou dois anos estocados em Bournemouth, na Inglaterra, fez alguns voos no início do ano e voltou para o estoque. Agora, de surpresa, ele acabou voando para cá, tendo pousado em Curitiba depois de passar pela Ilha do Sal e Guiana Francesa, uma escala incomum para aviões que vem da Europa, que normalmente voam de Cabo Verde diretamente para o Nordeste.

Informações apontam que o jato será brasileiro novamente e voará para a Sideral Linhas Aéreas, onde a aeronave está estacionada agora. No entanto, não há evidências documentais públicas sobre tal transferência. Se for confirmado, a Sideral deverá solicitar o registro público do jato na ANAC.

© FlightRadar24

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Avião Airbus A321 LATAM

Avião da Latam bate com a cauda na pista durante manobra...

0
Um avião da LATAM Brasil acabou ficando danificando após a cauda bater na pista durante um pouso no Aeroporto Internacional de Brasília.