Início Acidentes e Incidentes

Boeing 737 raspou a cauda na pista durante arremetida no último sábado

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 737-800 American Airlines
Boeing 737-800 da American Airlines – Imagem: BriYYZ [CC]

Um Boeing 737 acabou por raspar sua cauda na pista, o chamado tail strike, no último sábado, 11 de julho, quando precisou arremeter a poucos instantes de seu pouso no aeroporto de Detroit, nos Estados Unidos.

Segundo informações do The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Boeing 737-800 registrado sob a matrícula N823NN, pertencente à companhia aérea American Airlines. O incidente se deu quando o jato estava chegando ao destino no voo de número AA-2559, que partiu de Dallas Ft. Worth para Detroit.

O 737 estava na aproximação final da pista 04L quando a tripulação decidiu por abortar o pouso, a chamada arremetida, mas o resultado foi que a parte inferior traseira da fuselagem da aeronave entrou em contato com a superfície da pista.

Apesar do incidente, o Boeing 737 subiu para 5.000 pés mantendo a comunicação de rotina, foi posicionado para outra aproximação e aterrissou na mesma pista 04L sem mais imprevistos, cerca de 15 minutos depois.

Radar mostra a volta do Boeing 737 após a arremetida – Imagem: FlightRadar24

Em função do incidente, nesta segunda-feira, 13 de julho, a FAA publicou a ocorrência como: “A AERONAVE ESTAVA POUSANDO E ARREMETEU IMPACTANDO SUA CAUDA NA PISTA, DETROIT, MI”.

O N823NN permaneceu no solo de Detroit por cerca de 22 horas, e então decolou às 12:44 (horário local) do último domingo, 12 de julho, em um voo de translado para Tulsa, de onde não mais decolou até a publicação desta matéria na manhã dessa terça-feira, 14 de julho.

O aeroporto de Tulsa possui um importante centro de manutenção da American Airlines, levando-nos a crer que a aeronave deve estar passando por um processo de inspeção detalhado para avaliação do nível dos danos e da intervenção necessária para correção.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile