Boeing 737 que foi sequestrado é levado de Fortaleza para a Alemanha

Um Boeing 737-200 histórico que estava abandonado em Fortaleza foi levado para a Alemanha no último sábado, dia 23 de setembro. A aeronave tinha sido operada pela Lufthansa, e foi alvo de um sequestro em 1977.




O 737 batizado Landshut em homenagem à cidade alemã homônima teve suas asas e estabilizador vertical separados da fuselagem, trabalho feito por 15 técnicos da Lufthansa Technik, a empresa de manutenção da Lufthansa. Estas partes foram embarcadas de uma vez no Antonov An-124 da empresa russa Volga-Dnepr. Partes menores foram embarcadas no Ilyushin IL-76 também da Volga. As aeronaves seguiram para a cidade de Friedrichshafen, no Sul da Alemanha, próxima às fronteiras com a Suíça e com a Áustria.

IL-76 também levou peças do 737 abandonado

A aeronave será reformada e pintada nas cores originais da Lufthansa, e ficará no Museu Dornier no próprio Aeroporto de Friedrichshafen. A aeronave estava no Ceará pois era operada pela empresa TAF – Transportes Aéreos Fortaleza, na qual voou até 2009 quando a empresa fechou as portas. A história do sequestro é digna de filme, e inclusive tem relação com uma música da banda brasileira Legião Urbana. O Lito do Aviões & Músicas explica tudo sobre este 737 neste vídeo abaixo:

Colaborou TMA Fortaleza

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos