Início Acidentes e Incidentes Boeing 747 alija combustível após decolar de Viracopos

Boeing 747 alija combustível após decolar de Viracopos

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Boeing 747 cargueiro fez órbitas sobre o interior do estado de São Paulo na manhã desta segunda-feira, 1º de junho, após decolar do Aeroporto Internacional de Viracopos, na cidade de Campinas/SP.

A aeronave de matrícula PH-CKB, da KLM Cargo sendo operado pela Martinair Cargo, decolou de Viracopos às 9:45 no voo de número MPH7762 com destino a Santiago, Chile. (Correção: embora o FlightRadar24 indicasse Santiago, o voo seguiria para Lima, Peru).

Porém, após atingir a altitude de 19 mil pés, o Jumbo passou a manter tal altitude e, cerca de meia hora após a partida, fez meia volta e começou a voar de volta a Campinas. Pouco depois, ainda a 19 mil pés, a aeronave iniciou um padrão de órbitas para alijamento de combustível.

Uma imagem que circula pelos grupos de aviação nas redes sociais mostra o 747 deixando um rastro de combustível para trás no processo de alijamento.

A imagem do 747 alijando combustível, que circula pelas redes sociais

O alijamento de combustível é um processo padrão efetuado por aviões que possuem tal sistema, para que seja possível diminuir de forma mais rápida o peso total antes do pouso, quando, por exemplo, a aeronave ainda está pesada demais para o limite aprovado de pouso.

No momento da publicação desta matéria, o 747 já deixou a posição em que fazia as órbitas e parece seguir de volta para Campinas, conforme você pode acompanhar em tempo real no FlightRadar24 neste link até o pouso.

Ainda não há informações sobre o possível problema que levou ao retorno do Boeing 747. Traremos novas atualizações conforme elas surgirem.

Atualização: pelos dados do FlightRadar24, a aeronave parece ter efetuado um pouso seguro pela cabeceira 33 de Viracopos, porém, ao invés de taxiar prontamente até o pátio de cargas, a aeronave manteve posição na taxiway após livrar a pista na última saída. Após alguns minutos, prosseguiu até o pátio.

O 747 parado na taxiway após pousar – Imagem: FlightRadar24

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile