Boeing 747 sofre danos após arrastar a cauda no chão em arremetida problemática

Um Boeing 747-8F da empresa japonesa Nippon Cargo Airlines teve um incidente de tailstrike na noite de ontem (1), em Tóquio, enquanto arremetia do aeroporto internacional de Narita. Como resultado, a aeronave teve um arranhão de 90 cm de largura por, aproximadamente, 3 metros de comprimento, na parte inferior da cauda.

O incidente ocorreu com a aeronave registrada JA13KZ, enquanto fazia o voo KZ-258, de Hong Kong para Tóquio. A bordo, seguiam apenas os tripulantes, já que era uma operação essencialmente cargueira.

Segundo dados do FlightRadar24, o jato vinha para uma aproximação para a pista 16R de Tóquio. Por conta de fortes ventos, a aeronave fez um duro pouso, tocando a 158 nós, quicando na pista e, após o segundo toque, arremetendo. Nesse momento, e pela baixa velocidade, o avião arrastou a cauda na pista quando o piloto puxou novamente o manche.

Depois disso, o quadrimotor subiu até 8.000 pés e fez um novo circuito de pouso, seguido de uma aterrissagem segura, 15 minutos depois.

Segundo o The Aviation Herald, o Ministério dos Transportes do Japão relatou que a ocorrência foi inicialmente classificada como um incidente grave e que será investigada pelo Conselho de Segurança de Transporte do Japão (JTSB), que despachou investigadores ao local.

A aeronave não voltou a voar desde o incidente. Veja abaixo mais fotos e o arranhão na seção inferior da fuselagem.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias