Boeing 747 cargueiro pousa em pequena ilha do Alasca após indicação de fogo a bordo

Um Boeing 747 cargueiro precisou fazer um pouso em uma pequena ilha do Alasca depois de não conseguir pousar em um aeroporto russo em uma emergência por indicação de fogo a bordo.

Avião Boeing 747-400 Polar Air Cargo
Boeing 747-400 da Polar Air Cargo – Imagem: Afpwong [CC]

A aeronave envolvida na emergência foi o Boeing 747-400 da companhia aérea norte-americana Polar Air Cargo, registrado sob a matrícula N450PA, realizando o voo de número PO-717.

O Jumbo decolou de Los Angeles (EUA) para Tóquio-Narita (Japão) na última sexta-feira, 13 de março, e estava no nível de voo FL380 a cerca de 230 milhas náuticas a sudeste de Petropavlovsk (Rússia) quando a tripulação desceu a aeronave para o FL250, declarou emergência e desviou para Petropavlovsk.

Mas, devido às condições climáticas do local afetadas por um ciclone no Pacífico, a aeronave não pôde pousar em Petropavlovsk, assim como outros quatro voos domésticos russos. O Boeing 747 entrou em espera em voo por cerca de 20 minutos até a decisão de ir para outro destino.

FlightRadar24 Voo Boeing 747 Polar Petropavlovsk
O Boeing 747 aproximando-se do aeroporto russo – Imagem: FlightRadar24

A aeronave foi então desviada para Shemya, uma pequena ilha de um arquipélago do Alasca (EUA), onde aterrissou com segurança cerca de 2 horas e meia depois de deixar o FL380, e cerca de 90 minutos depois de se afastar de Petropavlovsk.

FlightRadar24 Voo Boeing 747 Polar Pouso Shemya
O Jumbo no aeroporto da pequena ilha de Shemya – Imagem: FlightRadar24

A aeronave permaneceu no solo em Shemya por cerca de 26 horas antes de continuar o voo para Tóquio.

Na última segunda-feira, 16 de março, a agência de aviação dos Estados Unidos, a FAA, informou que a tripulação recebeu uma indicação de aviso de incêndio e foi desviada para Shemya para um pouso seguro. Após uma inspeção, a indicação foi determinada como falsa, pois não havia fogo ativo a bordo.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Infraero Obras Aeroporto Boa Vista

Obras na pista do Aeroporto de Boa Vista são concluídas e...

0
A Infraero conclui, neste sábado, as obras de manutenção na pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Boa Vista.