Boeing 747 da Korean Air pode ser o próximo a lançar foguetes

Boeing 747-400 da Korean Air – Imagem: aeroprints.com, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A companhia aérea sul-coreana Korean Air pode ser a próxima a lançar foguetes com satélites para o espaço, a partir de um Boeing 747, seguindo os passos da Virgin Orbit, que também usa o icônico avião Jumbo para este tipo de lançamento.

Após a suspensão das restrições por parte do governo americano, que vetava o desenvolvimento de mísseis, a Coreia do Sul agora poderá realizar lançamento de projéteis ao espaço, através de um novo projeto militar com a companhia aérea Korean Air, a agência espacial da força aérea coreana e uma equipe de pesquisadores da Universidade Nacional de Seul.

No projeto, os membros analisarão todos os requisitos que envolvem o lançamento orbital do foguete a partir de um Boeing 747-400 da Korean Air, em que, entre as análises, serão levantados custos operacionais, tecnologias de aplicação, níveis técnicos e ainda a remodelação da aeronave que será usada no projeto.

Conforme relata o Aju Business Daily, a companhia afirma que limites geográficos poderão ser quebrados facilmente, além dos custos serem baixos, visto que não se precisa de uma base de lançamentos, reduzindo gastos de manutenção.

“O desenvolvimento de lançamentos aéreos não afetados por condições meteorológicas e geográficas é essencial para atrair a demanda cada vez maior por pequenos lançamentos de satélites em todo o mundo”, comentou um anônimo da Korean Air.

Com o projeto “Odisseia no Espaço”, a Força Aérea da Coreia do Sul espera desenvolver um sistema de monitoramento espacial até 2030, lançar satélites através de aeronaves de transporte até 2040 e identificar ameaças com armas espaciais em seu território até 2050.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias