Boeing 747 do “Dia do Apocalipse” chega ao Brasil trazendo o “Santo do Caos”

Pousou há pouco em Brasília um Boeing 747-200 modificado da Força Aérea Americana (USAF), que possui um apelido incomum, numa missão diplomática liderada por uma pessoa ainda mais incomum (e também com um apelido fora de série).




A aeronave de matrícula 73-1677 é um Boeing E-4B e traz o Secretário de Defesa Gen. James Mattis (cargo equivalente ao Ministro de Defesa no Brasil) a uma visita ao Brasil e Argentina para ampliação de cooperação técnica.

Boeing C-17 Globemaster III

O E-4B está sendo acompanhado de um Boeing C-17 Globemaster III, e seguirá para o Aeroporto RIOgaleão amanhã (13) no final da manhã. Do Rio, os dois Boeings seguem para o Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, na terça-feira (14), com chegada prevista em EZE às 15h00. Na quarta-feira (15), seguem para Santiago, com pouso em SCL previsto às 16h00.

O porquê dos apelidos!

Vamos começar com o mais simples: o Boeing. O 747-200 foi modificado para a função de Posto de Comando Avançado Aéreo. Em caso de catástrofe nacional ou destruição de todos os postos de controle em terra, a aeronave consegue ser um posto de comando móvel grande o suficiente para comandar a maior força militar do mundo. Atualmente existem quatro unidades do E-4B em operação.

© 8th Air Force

O seu nome oficial é Nightwatch (Vigilante Noturno em tradução livre), em alusão aos dias sombrios de uma catástrofe, guerra ou até apocalipse. É exatamente o propósito oficial dele que trouxe os outros apelidos, como Doomsday (Em referência ao livro biblíco do Apocalipse) e Flying Pentagon (Pentágono Voador).

A aeronave, porém, nunca foi usada para esta missão, e normalmente leva o Secretário de Defesa e acompanha o Air Force One em missões presidenciais de alto risco.

U.S. Air Forc Photo by Josh Plueger

Agora voltamos ao Santo do Caos, que o nome por si só já é controverso. O General Mattis fez uma grande carreira no Corpo de Fuzileiros Navais norte-americanos (Marines), começando como oficial da reserva até chegar no posto de General.

Os Marines são conhecidos (e fazem questão de deixar isso explícito) como cães de guerra, sem piedade, trazendo todo o caos, e afirmam que são a melhor das quatro forças armadas dos EUA (sendo as outras a Marinha, Força Aérea e Exército). E com Mattis não é diferente.

Gen Mattis © DOD

Ele liderou os Marines durante a invasão do Iraque em 2004, e ficou muito famoso pelo seu papel na linha de frente e próximo das tropas. Sua inteligência contribui em muito para o sucesso da Operação Liberdade do Iraque. Sua popularidade aumentou após ser retrado na série Generation Kill (nomeada no Brasil pela Band como Iraque: 40 Dias de Horror) da HBO em 2008.

Do Iraque até agora, Mattis passou pela OTAN e diversos cargos de grande importância nas forças armadas americanas. E foi nomeado em 2017 como Secretário de Defesa por Trump. Os seus apelidos são MadDog (assim como os McDonnell Douglas MD-80), Monge Guerreiro (devido a sua calma e inteligência), São Mattis de Quantico, o Santo do Caos (em alusão a base dos Marines em Quantico, Virgínia, que é o centro de treinamento de oficiais, onde Mattis foi treinado).




E os apelidos não sugiram à toa. As frases abaixo demonstram o porquê:

  • Seja político, seja profissional, mas tenha um plano para matar qualquer um a sua volta
  • Eu venho em paz. Não trago artilharia. Mas peço por favor, com lágrimas nos meus olhos: se vocês me ferrarem, eu mato todos vocês (em um recado aos iraquianos durante a retirada das tropas)
  • Os 15 centímetros mais importantes no campo de batalha estão entre os dois ouvidos
  • Batalhe com o coração alegre

Atualização 13/08/2018, 16:45: Boeing 747 “do Apocalipse” decola de Brasília para o Galeão.

Com informações da Business Insider, Força Aérea Americana e  Departamento de Defesa

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos