Boeing 747 dos pousos ‘especiais’ retorna a dois destinos do Brasil na próxima semana

Eis que uma nova programação, publicada nessa manhã no site da ANAC, dá conta de que o famoso Jumbo Boeing 747-200, que ficou conhecido (e reconhecido) por desempenhar seus pousos de uma forma não comumente vista, voltará ao Brasil na próxima semana e com pouso previsto em dois aeroportos do país: Guarulhos e Recife.

Famoso

A aeronave pilotada pelo experiente comandante tem a matrícula ER-BAT e ganhou repercussão quando veio para Florianópolis em julho de 2020. Naquela época, o jato pousou mantendo o nariz levantado por muito tempo, de forma semelhante à manobra conhecida como “Aero Breaking” ou “Aerodynamic Breaking”, segundo a apostila da FAA.

Apesar de não ser recomendada pelo manual da Boeing (o que não significa que seja proibida), ela tem sido repetida pelo piloto por onde passa. Embora exista a técnica, é comum que alguns pilotos a façam apenas pela beleza do movimento, e não necessariamente por motivos operacionais – e quando um vídeo mostrando tal manobra vem à tona, comumente levanta sentimentos mistos nos demais pilotos (de aprovação ou reprovação).

Próximo voo

Em ocasiões anteriores, o jato esteve no Brasil para trazer encomendas dos Correios vindas da China. Para esse próximo voo, no entanto, ainda não temos informação do motivo que o traz, mas atualizaremos quando apurarmos.

A programação é a seguinte:

PRIMEIRA ETAPA: o Jumbo sairá de Macau, na China, no dia 1 de maio e segue para Colombo, no Sri Lanka, seguido por Nairóbi, no Quênia, e parando por fim em Gana, de onde parte para o Brasil.

ETAPA NO BRASIL: após todo o roteiro acima, jato parte para o Brasil, tendo pouso em Recife previsto para o dia 4 de maio às 3h da madrugada. Duas horas depois, às 5h, ele parte para Guarulhos, onde pousa às 7h da manhã, já sob a luz do sol.

PARTIDA: A saída de São Paulo está agendada para o dia 5 às 3h da madrugada, rumo à Namíbia e depois África do Sul.

Apenas nesta missão, serão percorridos mais de 50 mil quilômetros, numa viagem cruzando boa parte do mundo através da África e da Ásia.

Enquanto isso, no Brasil, é certo que os entusiastas de aviação – trabalhem na área ou não – estarão ansiosos por mais uma exibição plástica do piloto na hora do pouso.

Imagen: GC Maps
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias