Boeing 747 faz ziguezague e arremete no último segundo para evitar avião da Gol em SP

Na manhã desta segunda-feira (28), uma manobra interessante pôde ser observada no aeroporto de Guarulhos, quando um Boeing 747 ziguezagueou na aproximação final para, aparentemente, abrir distância de uma aeronave da Gol que seguia adiante. O intento do piloto do jumbo, no entanto, não surtiu efeito, e o controlador ordenou uma arremetida no último segundo antes do pouso.

A cena foi gravada e disponibilizada no Youtube pelo Canal Golf Oscar Romeo, que possui câmeras apontadas 24 horas por dia para os principais aeroportos que servem à cidade de São Paulo.

Nas imagens, gravadas por volta das 7h30 da manhã, é possível ver quando um Boeing 737 da Gol realiza uma aproximação para a pista 09R. Atrás dele, é possível ver um enorme Boeing 747-200 da empresa Fly Pro, avião que tem realizado diversos voos ao Brasil durante a pandemia sob contrato de fretamentos diversos, realizando manobras não usuais em ziguezague.

Embora a tentativa de manobra do jumbo, ela não foi suficiente para abrir espaço entre os aviões. Assim, ao ver que não havia separação suficiente entre as aeronaves, o atento controlador da Torre de Controle de Guarulhos ingressa na frequência de rádio e repete diversas vezes o comando de “go around” (arremeta) ao piloto do Boeing 747.

O piloto do jumbo ainda demora alguns segundos para responder, mas coteja a mensagem e dá potência novamente para subir com sua aeronave.

O ângulo da câmera não permite ver a posição do Boeing 737, mas é grande a possibilidade de que ele ainda estaria na pista no momento em que o 747 entra na curtíssima final. Como as convenções de segurança da aviação não permitem o pouso de uma aeronave enquanto outra está na pista, não restaria outra alternativa ao jumbo senão a arremetida.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias