Boeing 747 que fez pouso com ‘técnica especial’ voltou ao Brasil nessa semana

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um famoso conhecido no Brasil voltou ao país nesta semana: é o Boeing 747-200 que tirou onda ao fazer um pouso um tanto quanto diferente em Florianópolis, conforme vídeo gravado naquela ocasião:

De matrícula ER-BAT, é um dos 20 Jumbos da variante 747-200 em operação no mundo, pertencente à empresa Fly Pro da Moldávia. Ele havia trazido carregamento de máscaras vindas da China quando esteve em Florianópolis em junho do ano passado.

O jato chamou a atenção por manter o nariz elevado mesmo após o pouso, numa técnica chamada de “AeroBreaking”, que não é recomendada como método de frenagem pelo manual da Boeing (por ser menos eficiente na parada que os próprios freios do avião), mas que ainda assim é utilizada por alguns pilotos.

Inclusive o mesmo piloto repetiu a técnica meses depois em Bangladesh, surpreendendo diversos fotógrafos estrangeiros.

Agora, a aeronave voltou ao Brasil na noite desta última quinta-feira, 7 de janeiro, vindo de Macau, na China, com parada em Nova Déli, na Índia, e Accra, capital de Gana. O pouso no Brasil foi no Recife às 19:50.

Pouso foi registrado pelo aplicativo FlightRadar24

O motivo da viagem e a carga abordo ainda não são conhecidos. Segundo vídeo que já circula pelas redes-sociais, o piloto repetiu a proeza feita em Florianópolis e Bangladesh ao pousar no Recife.

A decolagem ocorreu pouco menos de 3 horas depois, às 22h30, para Lima, no Peru.

A partida do Jumbo de Recife – Imagem: FlightRadar24

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias