Boeing 747 Real do Kuwait é retirado para desmanche

A Kuwait Airways realizou na sexta-feira passada o último voo de seu clássico Boeing 747-400 VIP. A aeronave foi transladada para o Aeroporto Twente, em Delft, na Holanda, e seu último pouso foi gravado em vídeo.

Boeing 747 VIP Kuwait last landing
Boeing 747 9K-ADE em seu último pouso

O jumbo, com registro 9K-ADE, era uma raridade dentro da frota da Kuwait Airways. A aeronave foi regularmente utilizada nos voos VIP do Emir do país, que agora tem um Boeing 747-8BBJ.

Em Delft o dispositivo será desmontado pela AELS (Aircraft End-of-Life Solutions), empresa especializada neste tipo de serviço. A chegada da aeronave, ao contrário da aeronave anteriormente recebida na AELS, não foi amplamente anunciada. Este é o terceiro 747 desmontado pela empresa (os outros dois foram da KLM).

A aeronave foi construída e entregue à Kuwait Airways em 1994 e chegou em Twente após um voo de 5 horas e 23 minutos a partir da Cidade do Kuwait. O gigante foi filmado pousando com perfeição na estreita pista do aeroporto local! Veja o vídeo logo abaixo!

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.