Boeing 747 faz último teste de manobra de lançamento de foguete da Virgin Orbit

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

A Virgin Orbit, empresa do grupo Virgin do inglês Richard Branson, filmou neste domingo, 12 de abril, a simulação da manobra que seu Boeing 747 fará nos lançamentos de foguetes rumo ao espaço.

Vídeo Voo Virgin Orbit 747 Teste Lançamento Foguete
O Boeing 747 em manobra, com o foguete sob a asa

A companhia concluiu mais um voo de teste de transporte do seu sistema LauncherOne, sendo este o último marco importante antes da empresa realizar sua primeira tentativa de lançamento orbital.

A aeronave Boeing 747 modificada da empresa, registrada sob a matrícula N744VG e batizada de Cosmic Girl (Garota Cósmica), decolou do Mojave Air and Space Port na California no domingo, às 11h23 do horário local (15h23 no horário de Brasília), com um foguete LauncherOne acoplado à sua asa esquerda.

O Jumbo voou sobre o Oceano Pacífico nas imediações do litoral de Los Angeles para simular um lançamento, antes de retornar a Mojave com o foguete ainda preso sob a asa, cerca de duas horas depois da decolagem.

FlightRadar24 Voo Virgin Orbit 747 Teste Lançamento Foguete
O voo do teste de lançamento – Imagem: FlightRadar24

A Virgin Orbit havia realizado voos de teste de transporte do foguete no passado, até mesmo com liberação do artefato, mas este foi o primeiro com uma versão de voo do LauncherOne, ou seja, preenchido com combustível RP-1 e nitrogênio líquido.

Durante o voo, foi testada a manobra de lançamento, na qual o Boeing 747 levanta rapidamente seu nariz e vira para a direita após liberar o foguete, para se afastar do mesmo.

Em uma declaração na última sexta-feira, 10 de abril, a Virgin Orbit descreveu o voo como “um ensaio completo de lançamento de ponta a ponta” da aeronave e das operações em terra, com exceção do uso de nitrogênio líquido, uma alternativa mais segura ao propulsor de oxigênio líquido que será usado no LauncherOne.

Cosmic Girl 747 Virgin

A empresa também informou que este é “o último grande passo antes da demonstração de lançamento”, que será a primeira tentativa de lançamento orbital do foguete.

Porém, a Virgin Orbit ainda não informou exatamente quanto tempo levará até que a tentativa de lançamento orbital possa ocorrer. Anteriormente, funcionários da empresa declararam que previam estar prontos para o lançamento algumas semanas após o último voo de teste.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias