Boeing 747 que foi da VARIG vira ator de cinema e estará nas telonas em breve

Aos grandes amantes dos velhos e majestosos tempos em que os enormes Jumbos operavam no Brasil com a companhia aérea VARIG, uma boa notícia surgiu! Um dos Boeings 747 da pioneira estará nas telonas dos cinemas em breve.

Avião Boeing 747 VARIG PP-VNA
Boeing 747 da VARIG

No próximo mês de julho, estreia nos cinemas o filme “Tenet”, o próximo filme de ação e suspense escrito e dirigido por Christopher Nolan e produzido por ele e Emma Thomas.

Nolan é um britânico-americano diretor de cinema, roteirista e produtor conhecido por fazer filmes distintos dentro do mainstream de Hollywood. Seus filmes arrecadaram mais de US$ 4,7 bilhões em todo o mundo e conquistaram um total de 34 indicações ao Oscar e dez vitórias. Entre eles, os mais recentes “Interestellar” e “Dunquerque”.

O longa “Tenet”, estrelado por Robert Pattinson e John David Washington (filho de Denzel Washinton), tem previsão de estreia em 17 de julho de 2020 nos Estados Unidos e contará com cenas em que o Jumbo da VARIG aparecerá em um acidente – infelizmente sem voar e com outras cores.

Ainda há poucas informações sobre o roteiro do filme, e menos ainda sobre a cena específica com a aeronave. Mas, imagens que circulam pela internet mostram o 747 na cena do acidente.

747 Ex VARIG Filme Tenet Acidente
O Boeing 747 ex-VARIG na cena do filme

O Boeing 747 ator de cinema

A aeronave que foi utilizada nas gravações do filme “Tenet” pertenceu à VARIG desde 1981 até meados dos anos 90, antes de ser convertida para um cargueiro e utilizado pela Air Hong Kong e pela Cathay Pacific. Em 2009 foi aposentado e permaneceu estocado no deserto no famoso aeroporto de Victorville, nos Estados Unidos.

Trata-se do 747-200 que chegou à VARIG e ganhou a matrícula PP-VNA em 1981, mas que executou seu primeiro voo em 28 de fevereiro de 1980, segundo dados do Airfleets.

Curiosamente, o PP-VNA operou por vários meses na Aerolíneas Argentinas entre 1993 e 1994, tendo voado nas cores da companhia aérea do país vizinho mas mantendo a matrícula brasileira. Veja uma imagem desse período clicando aqui.

Agora, em sua participação no filme, o Jumbo ganhou a pintura de uma linha aérea fictícia norueguesa chamada Norskfreight e a matrícula também não real LN-WTJK. Na Noruega, as aeronaves são registradas com o início LN, mas a sequência é de apenas 3 letras, ao invés de quatro como na matrícula fictícia.

Veja nos links a seguir o novo figurino de cinema do PP-VNA e aguardemos 2020 para ver como serão as cenas do ex-VARIG em Tenet.

https://www.jetphotos.com/photo/9500083

https://www.airteamimages.com/boeing-747_LN-WTJK_-_344119.html

https://www.airliners.net/photo/Norskfreight/Boeing-747-2L5B-SF/5774997

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.