Boeing 747 da Virgin Orbit deve lançar foguete ao espaço hoje pela primeira vez

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Virgin Orbit – empresa irmã do empreendimento de turismo espacial Virgin Galactic de Richard Branson – planeja realizar hoje o primeiro lançamento de seu foguete ao espaço a partir de um Boeing 747.

Virgin Orbit LauncherOne Cosmic Girl
O Boeing 747 liberando o foguete em um teste – Imagem: Virgin Orbit

A empresa tem desenvolvido e testado seus veículos nos últimos seis anos, mas agora está pronta para finalmente enviar um foguete para a órbita. O lançamento, na verdade, ocorreria ontem, 24 de maio, porém um problema com um sensor adiou para hoje a tentativa.

O foguete primário da Virgin Orbit, chamado LauncherOne, é capaz de lançar para o espaço pequenas e médias cargas do tamanho aproximado de uma máquina de lavar, permitindo o envio de satélites, por exemplo.

Mas a grande inovação que propõe a Virign Orbit é o caminho que o foguete seguirá para chegar lá. Em vez de se lançar verticalmente do chão – como a maioria dos foguetes faz hoje em dia – o LauncherOne é levado debaixo da asa de um avião Boeing 747.

Foguete Virgin Orbit Asa 747 Cosmic Girl
O foguete embaixo da asa do Boeing 747 – Imagem: Virgin Orbit

Apelidado de Cosmic Girl (Garota Cósmica), o 747 foi projetado para transportar o LauncherOne até a altitude de 35.000 pés (10.600 metros). Lá, o avião libera o foguete em direção ao espaço e, em uma manobra evasiva, afasta-se do artefato.

“Somos um sistema muito único em que somos lançados por via aérea”, disse Dan Hart, CEO da Virgin Orbit, durante uma conferência de imprensa. “E o que isso nos dá é uma flexibilidade incrível. De fato, temos mobilidade; podemos voar para o espaço a partir de qualquer lugar que possa receber um 747, que é praticamente qualquer lugar do mundo, e podemos ir para qualquer órbita.”

O lançamento adiado para hoje está previsto para ocorrer na janela de tempo entre as 14:00 e as 18:00 (horário de Brasília), conforme a empresa anunciou ontem após o adiamento.

Curiosamente, o principal piloto da Virgin Orbit é uma mulher, Kelly Latimer, que voa rotineiramente na Cosmic Girl, passando pelas manobras que ela precisará fazer durante o lançamento real. Vários testes com o LauncherOne foram feitos no ar, ensaiando tudo, menos a parte em que os motores do foguete se acendem, que deve ocorrer hoje.

Veja na matéria abaixo um vídeo divulgado recentemente pela Virgin Orbit, mostrando o ângulo elevado com que o Boeing 747 sai na manobra evasiva do lançamento do foguete.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias