Boeing 767 ex-VARIG vem pela última vez ao Brasil, veja a programação

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Após quase um mês de operações intensas, nesse final de semana chegam ao final os voos ao Brasil da companhia aérea 21 Air com o Boeing 767-200 que já pertenceu à VARIG.

Avião Boeing 767-200F 21 Air
O Boeing 767-200F da 21 Air pousando em Campinas/SP

A empresa norte-americana foi contratada para fazer uma sequência de ligações entre o Canadá e o Brasil, transportando suprimentos em meio à escassez de capacidade dos voos regulares de carga que ocorre entre a América do Norte e nosso país. Os voos acontecem em grande número, especialmente vindos dos Estados Unidos para Manaus e Campinas, mas ainda têm sido insuficientes para toda a demanda.

O movimento começou no dia 17 de maio, quando a aeronave de matrícula N999YV veio de Miami até Campinas/SP. O pouso no Aeroporto Internacional de Viracopos marcaria uma série invejável de voos da 21 Air com o jato que, décadas antes, fez história como avião de passageiros da VARIG no Brasil, com a matrícula PP-VNO.

Avião Boeing 767-200F 21 Air

De maio para cá, o mesmo Boeing 767 cumpriu um total de 12 voos, ou 24 entre idas mais vindas, em 27 dias, alguns deles com paradas intermediárias nos Estados Unidos ou no Caribe, outros fazendo a ligação direta com o Canadá.

O último desses 12 voos, por sinal, decolou de Viracopos na manhã de ontem, 12 de junho, fez escalas no Caribe e em Miami, e já está hoje no Canadá, de onde partirá diretamente para Campinas.

Voo 767-200 21 Air Campinas Viracopos Canadá
O voo de ontem partindo de Campinas – Imagem: FlightRadar24

Segundo a programação de voos aprovados da ANAC, o 767-200F virá no voo de número CSB-113, que tem chegada prevista para 22:45 da noite desse sábado. Depois, sua última decolagem ocorre nesse domingo, 14 de junho, às 16:30.

Ainda é possível que a aeronave retorne em outras operações futuras, dependendo de empresas contratando os serviços da 21 Air, porém, ao menos em relação a essa sequência de voos, a 13ª passagem de hoje por Campinas será a derradeira.

Apesar do fim das visitas do Boeing 767, a boa notícia recente foi que outra empresa estará entrando regularmente neste mercado entre a América do Norte e o Brasil, e com enormes Boeings 747. A Kalitta Air já começou suas operações, conforme você vê nas matérias a seguir.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias