Boeing 767 pousa em emergência após problema nos controles de voo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Os pilotos de um Boeing 767 precisaram lidar com um problema nos controles de voo quando se aproximavam de seu pouso na última terça-feira, 2 de fevereiro, levando à necessidade de declaração de emergência.

O jato envolvido, segundo reporta o The Aviation Herald, foi o Boeing 767-200F (cargueiro) registrado sob a matrícula N773AX, operado pela empresa aérea mexicana MAS Air Cargo, quando estava realizando o voo de carga de número MA-1820.

O avião ‘widebody’ bimotor decolou da Cidade do México, capital do México, para Los Angeles, nos Estados Unidos, com apenas os 2 pilotos a bordo, e tudo transcorreu bem durante a maior parte do voo.

Quando estava na aproximação final da pista 25L de Los Angeles, entretanto, a tripulação abortou o procedimento e iniciou uma arremetida, e então pediu para entrar em um padrão de órbitas de espera enquanto verificavam uma emergência relacionada a problemas de controle de voo.

A aeronave subiu para 5.000 pés (1.500 metros) de altitude e iniciou a espera sobre o mar do litoral da Califórnia, e durante as órbitas ainda subiu até 6.000 pés (1.800 metros).

O Boeing 767 dirigindo-se ao ponto de órbitas – Imagem: FlightRadar24

Após cerca de 20 minutos, os pilotos avisaram que estavam prontos para a aproximação, mas declararam que seguiriam em emergência novamente, relatando problemas de controle de voo no Boeing 767.

A aeronave foi vetorada (direções dadas pelo controlador de tráfego ao invés da trajetória padrão de chegada) para uma aproximação final à pista 25R e pousou com segurança cerca de 30 minutos após a arremetida.

Apesar da emergência, a aeronave partiu normalmente no voo seguinte, programado para cerca de 11 horas e meia após o pouso, e continua operando regularmente até a data de hoje.

No momento da publicação desta matéria, não há detalhes específicos sobre qual o problema apresentado nos controles de voo. Traremos atualizações caso novas informações sejam divulgadas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.