Boeing 777 alija combustível e volta em emergência a Londres após pane em voo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Boeing 777 da companhia aérea inglesa British Airways enfrentou problemas na última segunda-feira, 14 de setembro, pouco depois de decolar de Londres em um voo rumo aos Estados Unidos.

Avião Boeing 777-200 British Airways
Boeing 777-200 – Imagem: Rafael Luiz Canossa / CC BY-SA

A ocorrência se deu com a aeronave registrada sob a matrícula G-VIIC, um 777-200ER, por volta do meio-dia (horário de Brasília) durante o voo de número BA-113, que havia decolado do aeroporto de Heathrow com destino ao John F. Kennedy, em Nova York.

Dados do FlightRadar24 mostram que o jato estava no ar há cerca de 15 minutos desde a decolagem, e cruzando a altitude de 25 mil pés (7,6 km), quando a tripulação suspendeu a subida.

FlightRadar24 Voo British 777 Pane Emergência Londres
O voo do Boeing 777-200 na segunda-feira – Imagem: FlightRadar24

O Boeing 777 então desceu de volta para 10 mil pés, acionou o código 7700 de emergência em seu transponder e passou a voar sobre área desabitada para alijar combustível. Esse procedimento, em inglês chamado de “dumping fuel“, tem como objetivo reduzir o peso até o valor máximo definido pelo manual para um pouso dentro dos limites estruturais do projeto.

Uma pessoa fotografou o momento em que era possível ver o fluxo de combustível sendo eliminado das asas da aeronave sobre o Canal de Bristol:

Vale destacar que a prática de alijamento de combustível das aeronaves não oferece riscos às pessoas em solo, desde que feita corretamente sobre áreas desabitadas ou em grande altitude, pois a volatilidade do fluido faz com que ele se disperse pela atmosfera.

O G-VIIC pousou de volta em Londres após 1 hora e 10 minutos desde sua decolagem, de forma segura e sem maiores intercorrências. Este era o primeiro voo comercial da aeronave após ter sido tirada da estocagem no aeroporto de Cardiff no dia 8 de setembro, onde havia sido colocado em meados de julho.

Embora seja plausível que a pane tenha ocorrido em decorrência do tempo de inatividade do avião, não é possível afirmar com certeza essa relação de causa e consequência, pois não há conhecimento dos procedimentos pelos quais o 777 passou durante a estocagem e sua preparação para retorno ao serviço.

A British Airways informou oficialmente que “A aeronave pousou com segurança depois que nossos pilotos altamente treinados optaram por retornar a Heathrow por precaução. Pedimos desculpas a nossos clientes pelo atraso em sua jornada e vamos colocá-los de volta em seu caminho o mais rápido possível.”

Até o momento da publicação desta matéria, o FlightRadar24 mostra que o Boeing 777 permanece em solo em Londres, e não há confirmação sobre qual teria sido a pane apresentada pelo equipamento.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias