Boeing 777 da Azur que leva mais de 500 pessoas está vindo para o Brasil

Está a caminho do Brasil, pela primeira vez, um Boeing 777 da companhia aérea Azur, em voo único de repatriação que pode levar mais de 500 pessoas.

Boeing 777 Azur
Boeing 777-300ER da Azur Air © Divulgação

A empresa aérea da Rússia é especializada em voos fretados para destinos turísticos, principalmente para a Ásia, Caribe e Mediterrâneo. Desde que a pandemia do Coronavírus surgiu, a empresa tem feito os voos de repatriação organizados pelo governo da Rússia, e agora é a vez do Brasil.

O Boeing 777-300ER de matrícula VQ-BZA está a caminho do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde tem pouso previsto para às 08h30 na hora local.

O jato pertenceu à Emirates e hoje está configurado para 531 assentos, sendo o Boeing 777 com maior capacidade de passageiros no mundo hoje. O limite de assentos definido pela fabricante e limitado pelo número de saídas de emergência, é de 550 passageiros.

Mapa de Assentos do Boeing 777 da Azur Air

São apenas sete assentos na classe executiva, ocupando a primeira fileira do jato. O restante do avião é ocupado por 524 assentos da econômica, mais do que o segundo colocado, o 777-300ER da japonesa ANA, configurado especialmente para voos domésticos no Japão, que leva 514 pessoas.

O número assusta e ultrapassa qualquer A380 em operação no mundo, com exceção de alguns da Emirates que estão configurados para duas classes levando 580 a 615 passageiros. Já todos os gigantes A380 da Air France, ANA, Asiana, British, China Southern, Etihad, HiFly, Lufthansa, Qatar, Qantas, Malaysia e da Singapore Airlines possuem menos assentos.

Aperto pelo Peru

Apertos à parte, o Boeing 777 tem uma missão nobre: resgatar cidadãos russos que estão no Brasil. Para acompanhar o voo de chegada clique aqui e o de partida aqui.

O voo de volta tem prevista partida às 05h30 da manhã de amanhã (2), decolando para Lima no Peru, onde chega às 08h30 para resgatar outros russos. De lá decola às 10h30, chegando finalmente no Aeroporto Vnukovo, em Moscou, às 08h30 do dia 3 de abril.

Segundo a Embaixada da Rússia, uma pré-lista foi elaborada, e os passageiros que quiserem ir nesse voo ainda deverão comprar a passagem pelo site da companhia por ₽83.699 rublos, equivalente a R$5.546 reais brasileiros.

A representação russa destaca que este voo é feito apenas para nacionais, que possuem o passaporte da Rússia. Não serão aceitos estrangeiros sob qualquer hipótese, mesmo que familiares de 1º grau como pais, mãe e filhos.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias