Boeing 777 perde um pedaço do motor em voo, assustando os passageiros

Um pedaço da nacele do motor esquerdo de um Boeing 777-200 da Japan Airlines (JAL) se desprendeu em pleno voo, assustando os passageiros e obrigando os pilotos a retornarem à sua origem. Segundo o jornal japonês Ryuku Shimpo, caso foi registrado nessa sexta-feira, 4 de dezembro, durante o voo JL-904, de Okinawa para Tóquio, com 178 passageiros e 11 tripulantes a bordo.

O periódico relata que a aeronave de matrícula JA8978 havia decolado às 11h45 de Naha, Okinawa, quando o motor esquerdo falhou, seguido de um forte barulho e tremores na aeronave que assustaram os passageiros.

Um dos viajantes disse ao Ryuku Shimpo que “cerca de 10 minutos após a decolagem, quando acabamos de sair das nuvens e vimos o céu azul, uma explosão repentina soou e uma coluna de fogo saiu da asa esquerda”.

Outro passageiro, um homem de 67 anos, disse: “Ouvi o som de uma batida. Imediatamente após vi a tampa do motor esquerdo saindo. Ele (o avião) estava tremendo para cima e para baixo. Estou feliz por estar a salvo agora”.

O The Aviation Herald diz que, em face da emergência, os pilotos interromperam a subida no FL190, desligaram o motor defeituoso e solicitaram um retorno de emergência a Okinawa, onde chegaram para um pouso monomotor seguro, 35 minutos após a partida. Não foi necessária a ação dos Bombeiros do aeroporto, embora eles estivessem à beira da pista aguardando a aeronave.

Após o pouso, o jato parou na pista e somente avançou para o estacionamento rebocada por um veículo do aeroporto. A pista secundária ficou fechada das 12h23 às 13h00, afetando dois voos com partida do aeroporto de Naha e três chegadas.

O Ministério dos Transportes do Japão classificou a ocorrência como um incidente sério. A TSB do Japão enviou investigadores ao local e abriu uma investigação. O ministério relatou que uma das pás do motor esquerdo foi encontrada danificada e pode ter sido o estopim do incidente.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Outras 300 mil doses da vacina Janssen chegaram hoje ao Brasil...

0
Mais um carregamento de vacinas Janssen contra a Covid-19, doadas pelos Estados Unidos ao Brasil, chegou ao país na manhã desta quinta-feira.