Boeing 777 que teve a porta arrancada já voltou a voar após 4 dias

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Boeing 777 Emirates Porta Arrancada Ponte de Embarque
A porta arrancada pela ponte de embarque

Conforme você pôde acompanhar aqui no AEROIN no último sábado, um Boeing 777 da Emirates foi danificado por uma ponte de embarque, que se moveu quando acoplada à aeronave.

As imagens do incidente mostraram que o Boeing 777-300ER, registrado sob a matrícula A6-ENN, teve sua porta dianteira esquerda quase completamente arrancada na tarde da sexta-feira, 14 de agosto, em Manila, nas Filipinas. A ponte se deslocou para cima após a porta já estar aberta para o desembarque dos passageiros.

Mas, apesar dos danos sérios que impediram o retorno da aeronave ao serviço, parece que eles se restringiram apenas à estrutura da própria porta, e não à da fuselagem do jato. Isso porque o problema ocorreu no final da tarde da sexta-feira, mas o A6-ENN já decolou novamente apenas 4 dias depois, na manhã dessa terça-feira, 18 de agosto.

FlightRadar24 Voo 777 Emirates Porta Danificada
Rastreamento do voo mostra o 777 voando hoje – Imagem: FlightRadar24

Caso a quebra da fixação da porta tivesse danificado a fuselagem, reparos estruturais levariam um tempo muito mais extenso. E se por acaso o voo de hoje, direto para a base da Emirates em Dubai, fosse apenas um translado para que os reparos fossem feitos lá, a aeronave não teria subido até os 38 mil pés como fez em seu deslocamento. Uma fuselagem danificada levaria a um risco de falha da estrutura conforme o interior do avião se pressurizasse.

Portanto, tudo leva a crer que apenas a própria porta foi danificada, e que a instalação de uma nova porta e uma inspeção detalhada da fuselagem foram ações suficientes para retornar o A6-ENN à condição segura de voo.

Caso você não tenha visto a ocorrência da última sexta-feira, ou a viu mas quer relembrar, pode rever as imagens clicando aqui.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Um exótico avião soviético Antonov AN-12 fará voo especial ao Brasil...

0
Um clássico Antonov AN-12 da era soviética voltará ao Brasil nessa semana, com passagem prevista em três cidades.