Boeing 777 tem problemas no motor e pousa em emergência na Rússia

Apesar de não ter o mesmo modelo de motor PW do jato Boeing 777 da United, que teve problemas na semana passada, um outro avião do mesmo modelo teve problemas na motorização e pousou em emergência hoje (26).

Foto de Anna Zvereva

O caso aconteceu na Rússia com um Boeing 777-300ER de passageiros adaptado para cargueiro operado pela Rossiya Airlines uma empresa do grupo Aeroflot. A aeronave tinha decolado de Hong Kong e já estava em procedimento de descida para Moscou, no Aeroporto Sheremetyevo, quando alertou que o FADEC (Computador de Controle Digital do Motor) estava com falhas nos canais que controlam o motor esquerdo.

Com isso, a tripulação seguiu o procedimento do manual e pediu prioridade no pouso, declarando emergência. O jato pousou de maneira segura segundo o portal The Aviation Herald. Dados do RadarBox24 apontam que o jato inclusive já voltou a voar e neste momento está indo para o oeste da Europa.

O 777-300ER da Rossiya é equipado com motores General Eletric GE90, que são os maiores e mais potentes do mundo em operação comercial atualmente. Este motor é diferente do Pratt & Whitney PW4000, modelo que acabou pegando fogo no último final de semana num Boeing da United e que levou à uma parada de cerca de 130 jatos no mundo todo.

Algumas mídias chinesas e russas reportaram que o avião da Rossiya estaria seguindo para Madri, mas todos os registros de voo da aeronave apontam Moscou como destino final.

© RadarBox

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Governo Dória publica edital de concessão para 22 aeroportos regionais paulistas

0
O Governo de SP lança o edital de concorrência internacional para leilão da concessão dos 22 aeroportos regionais, atualmente administrados