Boeing 777X completa com sucesso seu primeiro voo de testes

Entre a manhã e a tarde deste sábado, 25 de janeiro de 2020, o Boeing 777-9 de matrícula N779XW inaugurou as rotinas de testes do programa 777X da fabricante americana. Nesse mesmo período, o mundo testemunhou o primeiro voo do maior bimotor já construído na história até hoje.

777X

Após a decolagem de Paine Field, em Everett, o Boeing 777X seguiu para o norte, antes de curvar para leste e sobrevoar as deslumbrantes vistas da Floresta Nacional Okanogan-Wenatchee. Depois disso, seguiu rumo à região de Bewster, onde ficou por quase duas horas realizando voos em órbita, antes de iniciar o retorno. O pouso suave, porém, aconteceu em outro aeroporto, no Boeing Field, onde fica outra planta da Boeing.

No total, foram cerca de 3 horas e 55 minutos de voo. Segundo um piloto de testes que participou do webcast, a Boeing adota uma prática em que os dois voos iniciais levam apenas os dois pilotos e, nos demais, outros membros da equipe técnica são embarcados para a execução de mais testes.

Decolagem de Paine Field, pouso no Boeing Field – FR24

Durante todo o tempo, foi possível acompanhar a trajetória da aeronave, tanto pelo FlighRadar24, quando pelo site oficial da Boeing, que dispunha de um flight tracker registrando o voo em tempo real. O pouso, por sua vez, foi transmitido pela webcast no site da fabricante. Quem ficou ligado em tudo o que acontecia, testemunhou um momento histórico.

O que vem por aí

Nos próximos dias, estão programados novos voos de testes como o de hoje, além de muitos outros em solo. Ainda há muito o que fazer para testar o “envelope de voo”. O objetivo da Boeing é cumprir com o protocolo de certificação o quanto antes e assegurar que tudo fique pronto até o final desse ano, para que então haja a preparação para as primeiras entregas no começo de 2021, conforme o cronograma atual.

777X

Como a certificação de uma aeronave é um processo complexo, que requer quase duas mil horas de voo, então certamente veremos outros protótipos também voando junto ao de hoje, todos eles do modelo 777-9. Lembrando que, atualmente, a Boeing possui cinco aeronaves do modelo já montadas, das quais duas estão com os motores já instalados. Curiosamente, apenas uma está registrada como pertencente a uma empresa aérea, que é o N779PV, em nome da Emirates, segundo o Planespotter.

A primeira empresa aérea a receber a aeronave será a alemã Lufthansa, provavelmente seguida pela Emirates e depois pela Qatar. Outros clientes da aeronave incluem a ANA, Cathay Pacific, Etihad, a British Airways e a Singapore Airlines.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Médicos fazem história com primeiro transplante onde um coração cruzou o...

0
Médicos conseguiram um feito histórico ao realizar o primeiro transplante de coração humano no qual o órgão doador foi transportado