Boeing 787-10 ecoDemonstrator entra em serviço com a empresa aérea Etihad

Boeings 787 da Etihad – Foto Etihad

A empresa Etihad Airways, sediada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, já tem operado voos regulares há cerca de quinze dias com seu Boeing B787-10 ecoDemonstrator. O programa utiliza aeronaves comerciais para testar tecnologias que podem tornar a aviação mais segura e sustentável agora e no futuro. A versão 2020 do projeto, que começou em agosto, foi a primeiro a usar um Boeing 787-10.

Nos últimos meses, Boeing e a Etihad trabalharam com parceiros líderes do setor, incluindo NASA e Safran Landing Systems, para realizar medições de ruído de aeronaves a partir de sensores no avião e no solo. 

Os dados foram usados ​​para validar os processos de previsão de ruído da aeronave e o potencial de redução de som dos projetos de aeronaves, incluindo trem de pouso, modificados para operações mais silenciosas. No caso do 787-10, o período de teste foi reduzido devido à crise que a empresa passou e devido à crise global provocada pela Covid. 

Durante o período de testes, a aeronave passou por uma série de pequenas modificações, como a instalação de mais de 200 microfones na fuselagem e almofadas especiais no trem de pouso, que conseguiram reduzir o ruído em mais de 30%. 

Além disso, foi realizado um voo durante o qual pilotos, controladores de tráfego aéreo e o centro de operações de uma companhia aérea compartilharam simultaneamente informações digitais para otimizar a eficiência de roteamento e aumentar a segurança, reduzindo a carga de trabalho e o congestionamento de radiofrequência.

A Eithad recebeu a aeronave (de matrícula A6-BMI) em outubro, mas seus voos comerciais iniciaram-se apenas no final de novembro, com um voo para Amsterdã. Desde então, o jato voa diariamente nas rotas da empresa.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias