Boeing 787-10 recebe certificação FAA para operações comerciais

787-10 First Flight

A Boeing anunciou nesta semana que o 787-10 Dreamliner recebeu sua certificação de tipo (ATC – Amended Type Certificate) da Federal Aviation Administration (FAA), aprovando a aeronave para operações comerciaias.




A conquista do ATC encerra o programa de testes de voo inciado em março de 2017 e que envolveu três aeronaves de teste que acumularam em torno de 900 horas de voo. A equipe do programa de testes da Boeing submeteu as aeronaves a diversos ensaios para conferir se o projeto atendia aos requisitos e padrões de certificação para um voo seguro quanto à manobrabilidade, ao funcionamento dos sistemas e à performance geral.

Com a certificação pela FAA, a Boeing espera que outras agências reguladoras emitam seus respectivos certificados antes que o modelo entre em serviço.

Imagem: Divulgação / Boeing.

Versão estendida do 787-9, o 787-10 apresenta 95% de comunalidade com a versão menor enquanto acrescenta mais passageiros e carga, definindo importantes marcos em termos de eficiência de combustível. A Boeing promete 25% de economia e de redução de ruído em relação aos modelos mais antigos que serão substituídos pelo novo Dreamliner. O 787-10 pode levar 330 passageiros em configuração de duas classes, a uma distância de até 11.910 km.

Atualmente, a Boeing tem 170 encomendas de nove companhias para o 787-10. A primeira entrega deve ser feita para a Singapore Airlines ainda no primeiro semestre de 2018. A aeronave com a pintura da companhia asiática já foi apresentada pela Boeing em outubro de 2017.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da Boeing.
 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de