Boeing 787 da Etihad será transformado em laboratório voador durante voos comerciais

A Boeing e a Etihad Airways anunciaram hoje, durante o Dubai Airshow, que um dos aviões 787 Dreamliner da companhia aérea árabe servirá como um laboratório voador para testar procedimentos e iniciativas que podem reduzir ainda mais o consumo de combustível e as emissões de carbono, como parte de uma parceria crescente para avançar no crescimento sustentável da aviação.

“Inovação, produtividade e sustentabilidade são os principais valores e objetivos da Etihad Airways e de Abu Dhabi, disse Tony Douglas, CEO do Grupo Etihad Aviation Group, no Dubai Airshow de 2019.” O Boeing 787 Dreamliner é um facilitador essencial dos três. “

O 787, que também será pintado com um tema especial, entrará em serviço no início do próximo ano e operará voos regulares na rede da Etihad Airways, servindo como banco de ensaio para avaliar as iniciativas de sustentabilidade ambiental. O projeto baseia-se na ampla experiência da Etihad com o avião supereficiente.

“O 787 Dreamliner e seu histórico de desempenho ambiental a tornam a plataforma perfeita para avançar o compromisso de nossa indústria com o crescimento sustentável”, disse Stan Deal, presidente e diretor executivo da Boeing Commercial Airplanes. “Esperamos continuar nossa colaboração com a Etihad Airways para identificar mais oportunidades para melhorar a eficiência na aviação comercial”.

Parceria além do laboratório

A Boeing e a Etihad Airways também anunciaram que a primeira fornecerá vários serviços para a frota da companhia aérea, incluindo o Programa de Serviços de Componentes, o Landing Gear Exchange e o High-Value Components Exchange, programas que ajudam a companhia aérea a simplificar o gerenciamento de ativos e manutenção, reduzir os custos de peças de reposição enquanto melhora a disponibilidade de peças. Os contratos também incluem um pacote personalizado de peças de material e três kits Quick Engine Change (QEC) que permitem à Etihad retornar rapidamente um avião ao serviço se um motor precisar ser reparado ou substituído.

“A presença global da cadeia de suprimentos da Boeing permitirá acesso imediato a peças, suporte e serviços, quando e onde for necessário”, disse Ted Colbert, presidente e diretor executivo da Boeing Global Services. “Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Etihad Airways para aumentar a eficiência de manutenção e manter a operacionalidade da aeronave”.

Esses acordos se baseiam em um histórico de parceria entre as duas empresas. Ambos são membros de um consórcio de pesquisa para incentivar o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis ​​para a aviação na região.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aviões perdem pedaço da ponta da asa em colisão no solo...

0
No dia 27 de março, um Airbus A320neo da IndiGo colidiu com um Boeing 737 da Air India Express no Aeroporto Internacional Netaji Subhas