Início Empresas Aéreas

Boeing 787 negro da Air New Zealand também passa a voar como cargueiro

A Air New Zealand é mais uma companhia aérea que entra para o rol das empresas que passaram a usar sua frota de aviões de passageiros para lucrar com o transporte de cargas, e quem entrou na operação foi o bonito Boeing 787 negro.

Avião Air New Zealand 787-9 ZK-NZE Preto
Imagem: Masakatsu Ukon [CC]

Já tínhamos visto outros casos de uso do Boeing 787 Dreamliner, assim como outros modelos de aviões de passageiros, como cargueiros. A American Airlines e a Avianca, por exemplo, usaram o 777 e o 787 para as operações dedicadas, e a Emirates trouxe kits de teste de COVID-19 para o Brasil também com um 777.

E no caso da Air New Zealand, o Dreamliner utilizado nessa quarta-feira (31) é o 787-9 registrado sob a matrícula ZK-NZE. A aeronave é famosa por ter recebido a pintura toda preta em homenagem à seleção masculina nacional de rugby da Nova Zelândia, conhecida como os All Blacks.

Segundo o China Aviation Review, o Boeing 787 chegou de Auckland (Nova Zelândia) em Xangai (China) como um avião somente de carga, retomando a tradicional rota entre as duas cidades após dois meses de suspensão.

O jato transportou produtos alimentícios, como frutos do mar e agrícolas, em um importante movimento para ajudar os negócios de exportação do país dos kiwis, afetados pela parada da aviação de passageiros, que levava os produtos em seus porões de carga.

O Boeing 787 na operação de hoje – Imagem: China Aviation Review

Os produtos sendo descarregados – Imagem: China Aviation Review

Rick Nelson, gerente geral de carga da Air New Zealand, comentou que “com o Boeing 787-9 Dreamliner, por exemplo, temos a capacidade de levar 11 pallets de carga em cada direção que voamos. Cada um desses pallets pode ter até 12 metros cúbicos em volume e até 4600 kg em peso. Compartilhamos essas opções com nossa base global de clientes de carga e estamos recebendo um grande interesse de clientes que desejam enviar para e de Xangai, Hong Kong, São Francisco, Los Angeles, Sydney e Melbourne”.

Dados do FlightRadar24 mostram que o ZK-NZE decolou da Nova Zelândia no início da madrugada de hoje, e pousou na China às 07:07 da manhã (horário local) no voo de número NZ-289.

O voo do 787 negro na madrugada e manhã de hoje – Imagem: FlightRadar24

Este avião inclusive esteve fora de serviço para cerca de 1 ano após um incidente de solo e alguns empecilhos de manutenção, tendo voltado à ativa há apenas duas semanas. Na ocasião, a companhia aérea comemorava o retorno do jato, mas se questionava sobre como utilizaria a aeronave diante da parada da aviação mundial.

Agora, parece que a dúvida está resolvida e o bonito Dreamliner negro já encontrou seu lugar de volta ao céu.

Sair da versão mobile