Boeing aborda a Delta Air Lines tentando emplacar venda inédita do 737 MAX

A Delta possui vários 737 NG em sua frota atual

A Boeing abordou a Delta Air Lines com uma oferta para vende até quarenta B737 MAX que não foram aceitos por outros clientes, disse a Reuters citando duas fontes próximas ao desenvolvimento. Nenhuma das duas empresas comentou sobre o reporte da agência de notícias, que dizia que outros clientes em potencial além da Delta também foram abordados.

INÉDITO – A Delta Air Lines continua sendo a única das grandes companhias aéreas dos EUA sem nenhum B737 MAX na frota ou encomendado, embora a empresa tenha comentado anteriormente que não tenha antipatia pelo modelo. Será um “gol” importante e uma venda inédita para a Boeing, caso a empresa aceite a oferta.

Atualmente, a empresa tem mais vinte e cinco A321-200 e 100 A321-200N encomendados da Airbus, mas não tem uma única aeronave – seja de fuselagem estreita ou larga – encomendada da Boeing.

O fabricante americano perdeu mais de 400 pedidos do B737 MAX somente em 2020 até agora, devido a uma combinação de fraca demanda por novas aeronaves entre as companhias aéreas devastadas pela COVID e o longo processo de re-certificação do modelo.

Apesar do encalhe de todas as aeronaves B737 MAX em março de 2019 e a subsequente suspensão de novas entregas, a Boeing continuou a produzir novas unidades até o início de 2020, parou e depois reiniciou a produção em maio de 2020. Ao todo, a Boeing tem cinco B737 MAX 7 prontos para entrega juntamente com 384 B737 MAX 8, vinte e sete B737-8-200 (da Ryanair), três B737 MAX 8 (BBJ), quarenta e cinco B737-9 e quatro B737-10.

Ao abordar novos clientes oferecendo essas aeronaves, a Boeing certamente deve estar oferecendo um grande desconto. Será que a Delta vai aceitar? A empresa aérea com sede em Atlanta historicamente operou muitos aviões Boeing, inclusive versões anteriores do 737, como a que ilustra a introdução dessa matéria.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Nessa semana, brasileiros terão a chance de ver raro Hércules civil...

0
Nessa semana, dois aeroportos brasileiros receberão a rara visita de um avião do modelo Lockheed L-100-30/L-382 em sua versão civil.