Boeing agenda o primeiro voo da história do 777X para quinta-feira, dizem fontes

Fontes na Boeing reportaram à imprensa americana que a fabricante planeja realizar o primeiro voo do novo 777X na quinta-feira, 23 de janeiro de 2020 às 10h da manhã hora do Pacífico (15h de Brasília). A data do primeiro voo, um passo importante antes da Boeing buscar a certificação no novo avião, ainda pode mudar dependendo do clima ou de outros fatores.

Avião Boeing 777X

O importante disso tudo é que, independente da data exata, fazer com que a aeronave inicie seus testes mais complexos é primordial para que a Boeing consiga cumprir o novo cronograma, que estipula entregas do modelo a partir de 2021.

O voo havia sido planejado inicialmente para o meio do ano de 2019, mas foi alterado devido a uma série de problemas, inclusive com seu novo motor. O voo está programado para acontecer sobre a região de Seattle, disseram as fontes.

Momento histórico

Um porta-voz da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) disse que o voo do 777X era esperado para algum momento em breve “mas a decisão é inteiramente da Boeing”.

Até agora, houve 340 pedidos para o 777X, principalmente de gigantes como Emirates, Lufthansa, Cathay Pacific, Singapore Airlines e Qatar Airways. O avião tem como principal rival a família Airbus A350.

Se tudo correr bem com o primeiro voo, a Boeing enviará documentos à FAA como parte do processo formal de certificação, que inclui um voo de teste de certificação.

Mas a mira agora está no início de 2021, prazo estipulado pela fabricante para as primeiras entregas do avião. Quatro protótipos estão prontos para os testes e a Lufthansa está posicionada como cliente de lançamento do modelo.

Paine Airport Air Picture 777X
Imagem: Paine Airport

O desenvolvimento da aeronave de longo alcance, que pode acomodar entre 384 e 426 passageiros, teve um obstáculo em setembro, quando a fuselagem do avião se partiu durante um teste de estresse, além de ter tido problemas com os novos motores. Confira nas histórias abaixo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias