Boeing cruza os dedos e torce por inesperada encomenda de 70 aviões

Imagem: Artwork K65656-02

Um grupo indiano pode ser o portador de uma boa notícia para a Boeing, num movimento que acontece de maneira totalmente inesperada. Trata-se da criação de uma nova empresa aérea que está sendo provisoriamente chamada de Akasa Air e que conta com pessoas de larga experiência no setor aéreo. Para a mídia indiana, a informação chegou de surpresa num momento de pandemia.

A informação dá conta de que alguns conhecidos executivos de empresas aéreas estão se juntando para criar a nova aérea, que deverá ser baseada no modelo de negócios da Ryanair, incluindo o uso de uma frota de Boeings 737.

Na mesa estão Aditya Ghosh, ex-presidente da IndiGo Airlines de 2008 a 2018 e conhecido como um dos executivos de companhias aéreas de maior sucesso da Índia. A ele, se juntam o bilionário Rakesh Jhunjhunwala e o ex-executivo-chefe da Jet Airways Vinay Dube. A ideia é estabelecer uma empresa de baixo custo com 70 aviões.

No negócio, Ghosh teria uma participação de menos de 10%, Jhunjhunwala terá 40%, enquanto Dube terá uma participação acionária de 15%. A PAR Capital Management, empresa de investimento privado com sede em Boston e o Airbnb também também teriam interesse em investir na Akasa Air, alegaram as fontes.

O bilionário Jhunjhunwala confirmou à mídia local em 28 de julho seus planos de investir numa empresa aérea startup. Caso o projeto se concretize e a Boeing ganhe essa encomenda, será um grande trunfo num momento de vacas magras (em termos de novos pedidos) ainda em meio à pandemia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Manaus será o local da primeira edição de 2024 da Semana Safety da...

0
Nesta edição, a programação está voltada para as especificidades das operações na Região Norte do país, a responsabilidade dos profissionais