Boeing da Azul tem segundo incidente de descompressão em 3 meses

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Boeing 737-400F da Azul Linhas Aéreas, operando para sua divisão cargueira, registrou um novo incidente de descompressão não-explosiva no dia 29 de dezembro. O registro do ocorrido foi inserido ontem (11) no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

O problema a bordo foi observado pelos pilotos do Boeing de matrícula PR-AJZ, quando realizavam o voo AD-2005 de Manaus para Campinas. Segundo o relato registrado no CENIPA, a aeronave decolou no começo da manhã com dois tripulantes e toda a etapa em cruzeiro aconteceu normalmente.

No entanto, já durante a descida, e ao cruzar o nível de voo FL260 (26.000 pés ou aproximadamente 9 mil metros), foi observada a perda de pressurização da cabine, que passou a registrar 10.000 pés, junto do alarme de “Warning”. Não houve falha em nenhum outro sistema. Também não foi detalhado se os pilotos precisaram usar as máscaras, embora, provavelmente, a resposta seja positiva.

Depois disso, os tripulantes seguiram em sua descida e, ao passar pelo FL150, a aeronave voltou a pressurizar. O pouso em Campinas ocorreu normalmente, sem que houvesse necessidade de declarar emergência e, após uma rápida inspeção, a aeronave foi liberada para realizar novos voos. Os dados do FlightRadar24 também confirmam que todo o voo foi executado normalmente.

Em outubro, a mesma aeronave teve um outro problema semelhante, quando também sofreu uma descompressão em voo. No entanto, diferente desse, o voo de outubro precisou retornar para sua origem, o aeroporto de Viracopos.

O PR-AJZ é um jato de 24 anos de idade que chegou na Azul em agosto de 2018, após ter passado pela Asiana, Miami Air e ser convertido em cargueiro em 2017. Lembrando que esse não é o avião que foi danificado recentemente por um equipamento de solo, sendo aquele o PR-AJY.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias