Início Acidentes e Incidentes Boeing da Gol faz meia-volta e retorna a Salvador com o para-brisa...

Boeing da Gol faz meia-volta e retorna a Salvador com o para-brisa trincado

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas realizava o voo G3-2229, de Salvador para o Rio de Janeiro, em 19 de fevereiro, quando teve que retornar à sua origem depois que o para-brisa esquerdo trincou. As informações constam da base de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira.

Segundo o registro, a aeronave de matrícula PR-GXT decolou do aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães com destino ao Santos Dumont, levando 6 tripulantes e 143 passageiros. A operação regular acontece múltiplas vezes por semana e tem programação de saída para o começo da noite e pouso uma hora e quarenta e cinco minutos mais tarde no Rio.

Naquele dia, porém, o itinerário foi diferente, depois que uma das camadas do para-brisas trincou durante o procedimento de subida, obrigando a tripulação a tomar a decisão por retornar à capital baiana. Dados obtidos junto à plataforma FlightRadar24 de rastreamento de voos mostram que o avião chegou a 36.000 pés (~12 mil metros) de altitude, antes de iniciar a descida e retornar à Salvador.

Uma hora depois de decolar, o jato bimotor pousava novamente em segurança.

Enquanto o jato era removido para a manutenção, os passageiros com destino ao Rio de Janeiro foram alocados em outra aeronave, que partiu duas horas depois e pousou no aeroporto internacional do Galeão, uma vez que o Santos Dumont já estava fechado àquela altura.

O PR-GXT retornou à malha da empresa aérea no dia seguinte, quando cumpriu um voo para Porto Alegre. As causas do incidente não foram divulgadas, no entanto, trata-se de uma situação relativamente comum na aviação. Os para-brisas das aeronaves são compostos por várias camadas, que asseguram a integridade do voo e do equipamento.