Boeing deve descartar o 737 MAX e fazer um avião novo, diz CEO da Qatar Airways

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, afirmou que a Boeing deveria desistir de vez do 737 MAX e fazer um avião do zero para substituí-lo.

© Boeing

Em entrevista ao site AirlineRatings.com, Akabar Al Baker afirmou que “o nome 737 MAX está manchado após os dois acidentes e os passageiros não terão confiança nele”.

Para recuperar esta confiança, Al Baker afirma que a Boeing deve começar um novo projeto do zero: “Eles precisam começar com algo clean sheet“.

O termo Clean Sheet se refere a projetos que não são baseados em anteriores, principalmente no design e aerodinâmica. Apesar de trazer mais evoluções, este tipo de projeto é mais caro que as chamadas evoluções com troca de motor, como foi da Next Generation (NG) para a MAX.

Al Baker afirma que isto seria necessário para a sobrevivência da companhia, já que o mercado de aviões de corredor único, do qual o 737 já foi líder, é a espinha dorsal em vendas de aviões comerciais da Boeing.

A Qatar Airways em 2016 encomendou 30 aviões 737 MAX, que foram para a sua subsidiária Air Italy. Ela recebeu 5 unidades antes da paralisação de voos do modelo.

Porém, a Air Italy fechou as portas em fevereiro, logo no início da Pandemia, alegando problemas financeiros, sendo o Coronavírus a gota d’água para a sustentabilidade da empresa. Logo a empresa devolveu seus jatos MAX para a financeira que é dona dos aviões, e que não conseguiu achar uma nova companhia aérea para alugá-los.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias