Boeing e Ethiopian assinam acordo para tornar a Etiópia uma potência da aviação

Boeing 787-8 da Ethiopian Airlines – Imagem: Alan Wilson / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O Grupo Ethiopian Airlines e a empresa Boeing anunciam hoje, 30 de agosto, que assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) estratégico sobre o posicionamento da Etiópia como um centro de aviação para a África. Com base nos setenta anos de história compartilhada das duas partes na aviação, o MoU visa posicionar a Etiópia como o centro de aviação do continente – “Etiópia para a África”.

Segundo o comunicado, a Boeing reconheceu a Ethiopian como líder global da aviação no continente, e o MoU é indicativo do interesse da fabricante e da Ethiopian Airlines em estabelecer uma parceria de aviação de classe mundial mutuamente benéfica.

Para concretizar sua visão compartilhada, a Ethiopian e a Boeing concordaram em trabalhar em parceria em quatro áreas de colaboração estratégica em um período de três anos, a saber: Desenvolvimento Industrial, Treinamento Avançado em Aviação, Parceria Educacional e Desenvolvimento de Liderança. Para isso, foram constituídas equipes multidisciplinares conjuntas para implementar a parceria estratégica e já foram registados marcos importantes.

O Sr. Tewolde GebreMariam, CEO do Grupo Ethiopian Airlines, disse:

“Estou muito emocionado não apenas por assinar este MoU histórico com nosso parceiro de aviação de longa data, a Boeing, mas também pela implementação de marcos. Temos trabalhado em colaboração com a Boeing em diferentes projetos de grande escala na aviação por mais de 70 anos para servir o continente africano e esta parceria expande e constrói nossa capacidade em vários campos.

Tenho a firme convicção de que, com nossa dedicação em sua implementação, o MoU alcançará com sucesso seu objetivo de posicionar a Etiópia como o centro de aviação do continente.

Valorizamos muito o papel crítico de nossas empresas parceiras americanas na realização de nossos objetivos e continuaremos a trabalhar com os principais participantes da aviação americana, como Boeing, GE, Pratt e Whitney, Collins Aerospace, etc, em nossa jornada rumo à excelência em aviação.”

A Ethiopian e a Boeing desejam que a Ethiopian Aviation Academy seja reconhecida como um padrão global para treinamento em aviação. A Boeing também está comprometida em desenvolver a capacidade de manufatura da Etiópia e o serviço de aviação pós-venda.

As duas empresas irão colaborar com instituições educacionais altamente qualificadas e parceiros da indústria de aviação para criar programas especializados de aprendizagem e desenvolvimento para atender às demandas da força de trabalho. A Boeing e a Ethiopian também trabalharão juntas para desenvolver as gerações atuais e futuras de líderes na Etiópia para a África.

Informações da Ethiopian Airlines

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias