Boeing entrega primeiro 747-8 para a Qatar Airways

A Boeing entregou nesta segunda-feira o primeiro Boeing 747-8F para a Qatar Airways. A aeronave será operada pela divisão cargueira da companhia, a Qatar Cargo.




O pedido anteriormente estava listado como “cliente não identificado” na lista de pedidos e entregas da Boeing. A ordem inclui o primeiro 747-8F entregue hoje e quatro 777-300ER, aeronaves avaliadas em $2.16 bilhões de dólares em valores de tabela. E já tem brasileiro em treinamento para voar esta aeronave pela Qatar, representando a qualidade na formação de pilotos no Brasil.

Cerimônia de entrega foi no Delivery Center da Boeing em sua fábrica em Everett, Washington. | Foto: AirlineGeeks.com

A cerimônia de entrega contou com o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, e o presidente da Boeing aviões comerciais, Kevin McAllister. Segundo Al Baker “a adição do nosso primeiro 747-8 será um momento significante para a divisão cargueira da empresa, e uma adição bem vinda à nossa frota de 20 aeronaves totalmente de carga.” O segundo 747-8F deve ser entregue em novembro. “Nós não esperamos menos que perfeição e estamos confiantes que a Boeing irá continuar a entregar isto”, conclui Al Baker.

Executivos da Boeing e da Qatar Airways na cerimônia de entrega

O anúncio de hoje é mais uma marca na relação entre a Qatar Airways e a Boeing. A companhia árabe foi a primeira a encomendar o 777X em 2013 e será o cliente-lançador, foi a primeira a operar o 787 Dreamliner no Oriente Médio e possui 20 pedidos para o 737 MAX. A companhia hoje conta com 100 aeronaves widebody Boeing e pedidos para mais 100.

A frota da Qatar Cargo hoje conta com 12 aeronaves Boeing 777F, que inclusive voam regularmante para o GRU Airport, além de oito Airbus A330-200F. Um detalhe especial neste 747-8F é o rosto estampado na parte inferior do nariz da aeronave. A pessoa em questão é o Xeique Tamim bin Hamad al-Thani, atual Emir do Catar. Veja este detalhe e o tempo que leva para fechar o nariz do 747-8F neste vídeo de Jon Ostrower:

Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Boeing.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Emirates serve menu bávaro em voos para seus quatro destinos na...

0
A Emirates está novamente trazendo tradições culinárias e festivas regionais para bordo de seus voos. Desta vez, os passageiros que voam