Boeing instala nova luz anticolisão na janela de um avião 737 MAX

Boeing 737-9 da Alaska Airlines

No último dia 16 de setembro, a Boeing anunciou a finalização de testes das novas luzes de LED anticolisão em seu modelo 737 MAX-9 com o objetivo de aumentar a segurança e a sustentabilidade das viagens aéreas. A parceria com a Alaska Airlines é parte do programa Boeing ecoDemonstrator.

As novas luzes anticolisão de baixo perfil testadas no ecoDemonstrator foram projetadas para se alojarem melhor na fuselagem, protegendo mais a luz e reduzindo o arrasto para melhorar a eficiência do combustível enquanto proporciona visibilidade de 360​​°.

A Boeing explica que esta luz de teste é instalada em um plugue na lateral das janelas para a avaliação, mas as luzes anticolisão das aeronaves estão localizadas na parte superior e inferior da fuselagem.

Imagem: Boeing

Desde 2012, o programa ecoDemonstrator tem o objetivo de acelerar a inovação. Cerca de 200 tecnologias promissoras já foram levadas dos laboratórios para testes no ar, com o objetivo de enfrentar os desafios da indústria da aviação e melhorar a experiência do passageiro.

Em cinco meses de testes de voo do ecoDemonstrator, a Boeing e a Alaska trabalharão com outros nove parceiros para testar novas tecnologias. Após a conclusão dos testes, o avião será configurado para o serviço de passageiros e entregue à companhia aérea.

Além disso, os voos de teste do ecoDemonstrator são realizados com uma mistura de combustível de aviação sustentável (Sustainable Aviation Fuel, SAF, na sigla em inglês) e à base de petróleo. Usado de forma regular atualmente, o SAF reduz as emissões de CO2 do ciclo de vida em até 80% e oferece o maior e mais imediato potencial para diminuir as emissões nos próximos 20 a 30 anos em todos os mercados de aviação comercial.

Informações da Boeing

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Em nova programação, Eastern Airlines inclui voos ao Brasil a partir...

0
Mais cedo neste mês, repercutimos a informação sobre a suspensão dos planos da Eastern Airlines de realizar voos ao Brasil no final desse ano