Boeing recebe pedido de $1,6 bilhão para o 737 NG caçador de submarinos, o Poseidon

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Caçador Submarino US Navy Boeing 737NG P-8A Poseidon
Imagem: Darren Koch / GFDL 1.2, via Wikimedia Commons

A Marinha dos EUA concedeu ontem (31) à Boeing um contrato de produção de US$ 1,6 bilhão para as próximas 11 aeronaves P-8A Poseidon. Nove aeronaves irão se juntar à frota da Marinha dos EUA e duas irão para a Royal Australian Air Force (RAAF), um parceiro cooperativo no programa conjunto P-8A desde 2009.

O contrato eleva o número total de aeronaves P-8A da Marinha dos EUA sob contrato para 128 e o total de RAAF para 14.

“O P-8A continua a ser um ativo inestimável e essas aeronaves adicionais ajudarão a fornecer patrulha marítima expandida e capacidades de reconhecimento para a frota”, disse o Capitão Eric Gardner, gerente de programa do Escritório do Programa de Patrulha Marítima e Reconhecimento da Marinha dos EUA.  

O P-8A é um avião de guerra anti-submarino e anti-superfície de longo alcance usado pela Marinha dos Estados Unidos. É vital para coleta de inteligência, reconhecimento de vigilância e atividade de busca e resgate. É operado é muitas partes do mundo, com 103 aeronaves em serviço e mais de 300.000 horas de voo.

“Continuamos a ouvir feedback de esquadrões da Marinha que nos dizem que o P-8A está superando as expectativas”, disse Stu Voboril, vice-presidente e gerente de programa do programa P-8A da Boeing. “Nosso foco é entregar a melhor aeronave de patrulha marítima do mundo. Isso só acontece quando as equipes realmente colaboram, ouvem e se concentram nas prioridades do cliente.”

Avião Caçador Submarino US Navy Boeing 737NG P-8A Poseidon
Imagem: aceebee / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O P-8 é militarizado com armas marítimas, uma arquitetura de sistema de missão aberta moderna e suporte comercial para acessibilidade. É a principal aeronave com capacidade de detectar e rastrear submarinos.

A aeronave foi modificada para incluir um compartimento para bombas e fixações para armas. Possui duas estações de armas em cada asa e pode transportar 129 sonoboias. A aeronave também é equipada com sistema de reabastecimento em voo.

Um derivado militar do avião Boeing 737 NG (Next-Generation), o P-8 combina um sistema de armas avançado com as vantagens de custo do avião de passageiros mais popular do planeta. O P-8 tem 86% de comunalidade com o 737 NG comercial, proporcionando enormes economias de escala na cadeia de suprimentos em produção e suporte.

O P-8 tem duas variantes: o P-8I, pilotado pela Marinha da Índia, e o P-8A Poseidon, pilotado pela Marinha dos Estados Unidos, pela Força Aérea Real Australiana e pela Força Aérea Real do Reino Unido.

Informações da Boeing

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Em grave incidente, avião A321 fica de lado em voo ao...

0
O Airbus A321neo envolveu-se em um incidente bastante grave no qual os pilotos tiveram dificuldade em manter a correta atitude da aeronave.