Boeing perde disputa no tribunal contra a Bombardier

A Corte Americana de Comércio Internacional votou de maneira unânime contra a apelação da Boeing sobre a Bombardier, alegando que estava sendo prejudicada devido a subsídios ilegais do governo canadense no programa CSeries da Bombardier.




Apesar da decisão inicial de impor taxas/impostos de 200% e posteriormente de 300% sobre cada jato CSeries vendido para uma empresa americana, a Boeing não conseguiu convencer a corte. Sendo assim a venda para a Delta Air Lines continua inafetada, sendo um duro golpe contra a Boeing, que além de ter perdido a venda contra o CSeries, recentemente não foi a escolhida pela Delta para substituir os seus Boeings 757.

Com a decisão final de hoje (que ainda pode caber apelação) a Airbus se fortalece ainda mais no mercado americano, já que a mesma comprou metade do programa CSeries e irá construir o jato nos EUA. A Bombardier por sua vez teve hoje uma alta de 15% na bolsa, um recorde que traz fôlego para a empresa, que tem passado por dificuldades financeiras nos últimos anos.

Embraer e Boeing

Prevendo ou não uma reviravolta, a Boeing veio ao Brasil para oferecer uma compra ou joint-venture com a Embraer, para não perder de vez a liderança no mercado de jatos de corredor único. A decisão foi rejeitada de início pelo governo brasileiro, mas as conversas continuam em andamento.

O governo federal teme que a Boeing interfira na Embraer Defesa & Segurança, parte menos rentável da empresa mas que tem um grande valor estratégico. Também temendo ser prejudicada, os executivos da sueca SAAB – que fabrica o caça Gripen NG da FAB – vieram a Brasília nesta semana no jato executivo da empresa, para falar sobre o projeto Gripen e a Boeing + Embraer.

Esta decisão de hoje da corte coloca a Embraer em vantagem na negociação, já que a Boeing não conseguirá invibializar a venda do CSeries nos EUA e perde poder de barganha. A fabricante americana ainda pode apelar na própria corte ou na NAFTA.

Com informações da CNN Money

 

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias