Boeing está preocupada com a situação financeira da Jet Airways

A fabricante norte-americana Boeing está de olho na indiana Jet Airways, uma grande cliente que está passando por graves problemas financeiros, em parte por efeito dominó da Etihad Airways, principal acionista da empresa que também vai mal.

Boeing 777 da companhia já operou no Brasil em voos da Etihad Airways

A Jet Airways tem encomendadas 219 aeronaves 737 MAX e será uma das maiores clientes do novo modelo da Boeing. A companhia já recebeu 5 aeronaves e segundo Dinesh Keskar, vice-presidente sênior de vendas e marketing da Boeing na Ásia, a fabricante “está bastante preocupada com a sustentabilidade da companhia”.

O custo com os voos tem subido, em boa parte pela alta do barril do petróleo em todo o mundo. Mas as tarifas da companhia não têm acompanhado essa alta, em boa parte devido à grande concorrência que tem enfrentado das low-costs SpiceJet, IndiGo, Air India Express, GoAir e Vistara Airlines.

A companhia tem atrasado salários de alguns de seus funcionários e segundo sindicatos deverá colocar até 23 737-800 em solo para cortar custos. A empresa, juntamente com a Air India, são as únicas que oferecem um serviço completo de bordo e bagagens, o que traz mais custos. Porém a Air India, que também acumula prejuízos, não é tão afetada já que tem uma subsidiária low-cost, a Air India Express.

Outro ponto é a Etihad Airways, que possui 24% da empresa e sempre investiu na mesma. Agora a Etihad passa também por sérios problemas financeiros e analistas apontam que a mesma deve vender sua participação na Jet Airways até o final do ano (rumores que têm feito as ações da aérea indiana caírem consecutivamente).

Com informações do The Times of India.




Em meio à crise, Etihad permite que pilotos voem para a Emirates

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Qantas lucra $1 milhão ao vender carros de bebidas dos Boeings...

0
Tem havido uma grande demanda por memorabilia do Boeing 747 da Qantas e os passageiros frequentes expressaram grande interesse em diversos itens.