Boeing faz com sucesso primeiro voo do quarto B777-9

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 777-9 777X
O quarto B777-9 ganha o céu – Imagem: Boeing

A Boeing promoveu no último sábado, 19 de setembro, o primeiro voo teste do quarto exemplar da série B777-9. A aeronave de matrícula N779XZ voou com sucesso sobre o estado de Washington, nos EUA, a partir da fábrica de Everett, em Seattle.

A previsão é que a aeronave comece a transportar passageiros pagantes a partir de 2022. Segundo a fabricante, esta quarta aeronave testará sistemas de cabine, operações estendidas e outras características como parte do programa de ensaios em voo.

Após uma série de atrasos, o primeiro Boeing 777-9 foi ao ar em voo teste em janeiro deste ano. A previsão era que em 2020 as companhias aéreas já estivessem com seus exemplares em operação.

O segundo exemplar fez a decolagem inaugural em abril e o terceiro em agosto. De imediato, as aeronaves chamaram a atenção pelo design arrojado, as asas dobráveis e a nova fuselagem, além dos motores turbofan mais potentes da história da aviação comercial.

O Boeing 777-9 já considerado o maior bimotor do mundo e alvo de grande expectativa por parte da fabricante. Por ora, este exemplar segue com pintura de base branca e deve ser repassado à Lufthansa tão logo o equipamento seja homologado.

O voo inaugural do N779XZ foi registrado pela fotógrafa Jennifer Schuld. Confira:

O programa B777-X foi lançado em 2013 para produzir um substituto mais econômico, eficiente e lucrativo que o B747-400. O icônico quadrimotor gradativamente sai de cena. A fabricante, contudo, enfrentou problemas com a produção dos modernos motores General Electric GE9X, o que atrasou em mais de dois anos o cronograma de entrega.

A Boeing já tem 309 pedidos para aquisição do 777X. A Emirates é a maior solicitante até agora, segundo os registros da Boeing, com 115 encomendas.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias