Boeing termina afundado no solo após perder o eixo da pista na hora do pouso

Um Boeing 767-300 da empresa russa Ikar Airlines, de matrícula VP-BMC, acabou atolado na lama nessa quinta-feira (17), após um pouso na pista molhada do aeroporto de Simferopol, na região da Criméia, na Ucrânia. O incidente foi registrado próximo das 10h20 locais (4h20 em Brasília), após o jato completar o voo IK-123, procedente de Moscou, e tocar na pista 19 do aeroporto ucraniano.

Sem conseguir manter o controle do jato, o avião acabou desviando para a direita, já a baixa velocidade, e saiu da pista, próximo da marca de 2.300 metros (contados da cabeceira em que ocorreu o pouso). Atolado e sem conseguir sair, os passageiros foram retirados ali mesmo.

A aeronave é semelhante à da foto abaixo, com a pintura da Pegas Airlines.

Avião Boeing 767-300 Pegas Fly
Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Segundo relata o The Aviation Herald, a agência russa para a aviação civil, Rosaviatsia, relatou que a pista estava molhada com 3 mm de água e fator de atrito 0,54. Isso pode ter contribuído para o incidente, embora as circunstâncias da excursão da pista ainda estejam sendo investigadas.

Os dados meteorológicos do aeroporto confirmam que chovia e havia um vento moderado no momento da aterrissagem.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias