Bolívia recebe o 747 SuperTanker para combater incêndios na Amazônia

Já está na Bolívia o maior avião-bombeiro do mundo: o Boeing 747-400 SuperTanker, pronto para combater os incêdios na Amazônia!

A aeronave foi recebida no Aeroporto Internacional Viru Viru, em Santa Cruz de La Sierra, pelos bombeiros locais e com uma intensa cobertura jornalística. Assim como o Brasil, a Bolívia está sofrendo com grandes incêndios na sua Amazônia e o presidente Evo Morales decidiu contratar o gigante para ajudar no combate ao fogo.

É esperado que a aeronave comece seus trabalhos ainda hoje (23). O gigante consegue descarregar até 75 mil litros de água ou retardante por voo. Logo após pousar, consegue ser reabastecido e voltar a ativa em apenas meia hora. O desempenho excepcional e superior do SuperTanker é tal que ele decola com 200.000 libras abaixo do peso bruto máximo permitido e pode pousar imediatamente sem descarregar, se a operação for cancelada.

Apesar da mídia retratar que um dos pontos de apoio seria o aeroporto brasileiro de Corumbá, o mesmo não tem capacidade para receber o Boeing 747.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos