Boliviana de Aviación amplia para dez o número de voos semanais para São Paulo

Boliviana

A partir do dia 3 de dezembro, São Paulo passará a ver os aviões da Boliviana de Aviación (BoA) com mais frequência, já que a empresa aérea estatal boliviana passará a ter dez voos semanais ao invés dos oito atuais.

Com esse anúncio, ficou confirmado que às terças, quintas e sábados, Guarulhos terá dois voos diários da companhia, os quais serão operados com aeronaves Boeing 737-700 ou 737-800 NG.

A Boliviana passa por uma auditoria

Após a saída do governo Evo Morales, uma auditoria nas contas da empresa aérea foi iniciada com objetivo de investigar uma denúncia de um desvio milionário, que pode chegar a US$ 16 milhões.

No entanto, esse processo não prejudica os planos de modernização de frota da companhia, que busca a aquisição, através de leasing financeiro, de sete novas aeronaves para fortalecer sua frota, sendo cinco Boeing 737-800 e dois Airbus A330 para 278 passageiros.

No caso dos A330, a ideia é que eles substituam os antigos Boeing 767-300 que fazem as ligações da Bolívia com Miami e Madrid. A primeira unidade chegará ao país em dezembro e a segunda em janeiro de 2020.

Ao que tudo indica os jatos são os A330 que estavam em leilão conforme revelamos com exclusividade em junho. Especificamente, eles são os antigos PR-OCG e PR-OCX que operaram na Avianca Brasil. Os dois foram leiloados no dia 31 de julho deste ano e pertenciam ao Bank of Utah, através da Wilmington Trust. Foram retomados da Avianca Brasil após falta de pagamentos.

Esse processo de modernização e incorporação das sete aeronaves é parte do plano para melhorar o serviço e fortalecer as operações da companhia aérea. A frota da Boliviana de Aviación tem atualmente 23 aeronaves de vários portes e modelos, mas com destaque a vários Boeing 737. Sua média de idade é de aproximadamente 22 anos.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.