Início Acidentes e Incidentes Bombeiros apagam princípio de incêndio na cauda de Airbus A320neo da IndiGo

Bombeiros apagam princípio de incêndio na cauda de Airbus A320neo da IndiGo

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra que um Airbus A320neo da companhia aérea indiana IndiGo precisou de atendimento dos bombeiros após um princípio de incêndio na região da cauda.

Vídeo A320neo IndiGo bombeiros incêndio cauda

Informações preliminares indicam que a aeronave de matrícula VT-ITS decolaria no voo de número 6E-979 de Udaipur para Bengaluru, ambas na Índia, mas retornava ao pátio por uma indicação de falha.

Porém, durante o deslocamento de volta ao pátio, o controlador de tráfego notou fumaça saindo da região da cauda do Airbus A320neo e acionou a equipe de bombeiros do aeroporto.

O problema teria sido na região do duto de escapamento da unidade auxiliar de força (APU), um pequeno motor localizado no final da cauda, mas a tripulação não teria recebido qualquer indicação de problema relacionado ao equipamento.

Veja a seguir o vídeo dos bombeiros agindo:

Após a ocorrência, a aeronave Airbus A320neo foi inspecionada e liberada para voo. Segundo dados do FlightRadar24, a decolagem ocorreu cerca de duas horas depois do horário programado.

FlightRadar24 Voo 6E979 IndiGo Fumaça APU
O voo do A320neo após a ocorrência em Udaipur – Imagem: FlightRadar24

As operações da IndiGo têm sido alvo de investigação da agência reguladora da aviação indiana depois que a companhia aérea enfrentou seguidas ocorrências de problema de apagamento de motor em voo.

As avaliações mostraram que a falha estava sendo causada pela maneira como os pilotos da companhia aérea utilizavam a aeronave durante a subida até a altitude de cruzeiro. Veja mais detalhes na matéria a seguir: