Início Vídeos

A bonita filmagem do maior avião bimotor do mundo sobrevoando a cidade

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Enquanto o mais novo e maior avião bimotor do mundo continua em processo de voos de ensaio para certificação, e com isso não possamos vê-lo em operações comerciais pelos aeroportos, ao menos outros apaixonados por aviação, que moram nas proximidades dos locais por onde o Boeing 777X tem passado enquanto está sendo testado, compartilham vídeos que nos permitem admirar um pouco a beleza do grande jato.

Na gravação acima, feita em Seattle, cidade nos Estados Unidos onde nasceu a Boeing, é possível notar o que talvez seja a característica que mais se destaca ao vê-lo de longe: as enormes asas.

Não por acaso, o Boeing 777X possui pontas de asas dobráveis exatamente porque a fabricante decidiu que faria um avião com envergadura tão grande que seria adequado desenvolver todo um sistema de dobramento de parte da estrutura, para que o novo jato pudesse utilizar a mesma infraestrutura aeroportuária de seu antecessor 777-300.

Segundo dados da Boeing, em solo o gigante bimotor tem 64,82 metros de ponta-a-ponta das asas dobradas, o mesmo valor do 777-300. Antes de decolar, entretanto, o piloto abaixa as pontas de asas e o 777X ganha quase 7 metros a mais, atingindo 71,75.

No vídeo a seguir, feito pela Boeing no dia do primeiro voo da história do jato, é possível acompanhar as asas dobradas em solo e depois sendo estendidas para a decolagem:

Com tal medida, entre os aviões de passageiros o modelo fica atrás apenas do quadrimotor Airbus A380, que tem 79,75 metros de asas. Ou seja, o também imponente Boeing 747-8F ficou para trás com seus 68,4 metros de envergadura.

Essa dimensão total das asas é um parâmetro muito importante para a eficiência aerodinâmica do avião, pois quanto mais comprida for a asa comparativamente a sua corda (distância entre a borda dianteira e a borda traseira da asa, respectivamente chamadas de bordo de ataque e bordo de fuga), menor será a perda de energia para o ar ao voar.

Mas não é somente nas asas que o 777X é imponente. Ao ver o enorme avião voando, seu tamanho até disfarça outra característica singular do modelo. Seus motores são os maiores e mais potentes turbofans já construídos na história da aviação.

São 3,40 metros de diâmetro apenas na dimensão interna do ‘fan’, aquele “ventilador” que fica na frente do motor sugando o ar. Adicionando-se toda a carenagem externa, o valor total da medida do propulsor GE9X ultrapassa o tamanho da cabine do Boeing 737. Sim, é como se houvesse duas fuselagens de avião penduradas embaixo das asas do 777X!

Convidamos você a rever algumas imagens que permitem uma comparação do tamanho deste motor com outros objetos. Veja clicando aqui ou no título a seguir.

Sair da versão mobile